Um trabalho de proximidade!
Garantir o acesso a direitos das pessoas que desfrutam dos programas socioassistenciais, lutar pelo respeito à diversidade, elaborar políticas públicas e programas sociais e garantir que estes sejam cumpridos, contribuindo para a melhoria das condições de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Estas são algumas das diretrizes que norteiam os trabalhos da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).
Para que essa Política de Assistência Social seja efetivada em todo o Estado de Alagoas, a nossa prioridade é fazer um trabalho de proximidade com todos os municípios, promovendo uma série de ações como rodas de conversa, capacitações e visitas técnicas para acompanhar e orientar os trabalhos que as gestões municipais estão promovendo em seus territórios.
Um dos maiores compromissos do Governo de Alagoas é implementar políticas públicas eficientes, que contribuam para o desenvolvimento social e assegurarem a redução das vulnerabilidades.
Estamos conseguindo avançar significativamente ao promover uma política estadual de enfrentamento as desigualdades, para isso temos o nosso Secretário Fernando Pereira na linha de frente sempre nos orientando e cobrando os avanços e uma equipe de servidores capacitados que atua junto aos municípios na criação de estratégias que promovam o amparo, a recuperação e a melhoria das condições de vida das pessoas.
Entre as atividades destacadas está o Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSuas), que pretende, até o final deste ano, capacitar 2.778 profissionais da área, em oito cursos.
Outra ação que tem contribuído para que os municípios executem a politica de assistência social da melhor maneira possível são as Rodas de Conversa Regionalizadas. Dispostos em formato de roda, os técnicos e gestores da área têm a oportunidade de tirar dúvidas, trocar conhecimentos e aproximar a gestão do seu município das diretrizes adotadas pelo Estado.
Precisamos sempre mostrar o melhor caminho para que o município possa desenvolver uma política de assistência social de qualidade para as famílias que mais precisam. Nós temos esse compromisso e, com muito trabalho e dedicação, estamos cumprindo.