Turismo de negócios e eventos esquenta movimentação na baixa temporada em Alagoas
O desempenho de um destino turístico pode ser medido pela capacidade de atrair visitantes nos diversos segmentos do setor. Em Alagoas, a já reconhecida beleza natural tem se juntado ao segmento do turismo de negócios, contribuindo para o fortalecimento de uma cadeia turística diversificada. De acordo com dados do Maceió Conventions & Visitors Bureau, somente em 2018 Alagoas recebeu aproximadamente 50 mil visitantes para a participação em feiras e eventos, injetando aproximadamente R$ 70 milhões de reais na economia.
Vertente de grande movimentação financeira, o turismo de negócios em Alagoas tem recebido atenção especial do setor público para a captação de recursos que atraiam os organizadores de feiras e eventos. Segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o turista de negócios gasta em média quatro vezes mais que o turista de lazer.
Em Alagoas, a atração de eventos para o estado é fruto da parceria entre Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e o Maceió Conventions & Visitors Bureau.
Para seguir avançando no segmento, o Governo do Estado – responsável pela gerência do Centro Cultural e de Convenções Ruth Cardoso, por meio da Sedetur – tem investido em espaços estruturais que visam uma melhor acomodação e experiência do turista. Na infraestrutura, as obras de ampliação do Centro de Convenções contemplam a construção de um novo auditório com capacidade de mil pessoas, três salas especiais e um edifício garagem com mais de 220 vagas de estacionamento.