TJAL ultrapassa 66 mil processos julgados em 2025 pelas Câmaras Cíveis e Criminal, e Sessão Especializada Cível
As Câmaras Cíveis, a Câmara Criminal e a Sessão Especializada Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) encerraram 2025 com um total de 66.910 processos julgados, resultado que evidencia o compromisso do Judiciário alagoano com a celeridade, a eficiência e a efetividade da prestação jurisdicional ao longo do ano.
1ª Câmara Cível
A 1ª Câmara Cível registrou 15.569 processos julgados em 2025. Desse total, 1.198 decisões foram proferidas de forma monocrática e 29 processos referem-se a execuções fiscais.
Integram o colegiado o desembargador Paulo Lima (presidente), o desembargador Klever Rêgo Loureiro e a juíza convocada Adriana Carla Martins.
2ª Câmara Cível
A 2ª Câmara Cível alcançou o total de 13.597 processos julgados ao longo do ano, sendo 1.140 decisões monocráticas.
O colegiado é composto pelos desembargadores Carlos Cavalcanti (presidente), Elisabeth Carvalho e Otávio Praxedes.
3ª Câmara Cível
A 3ª Câmara Cível totalizou 14.120 julgamentos em 2025, dos quais 12.412 foram apreciados pelo órgão colegiado e 1.708 decididos monocraticamente.
Integram a Câmara os desembargadores Fernando Tourinho (presidente), Alcides Gusmão e Paulo Zacarias.
Ainda no âmbito da 3ª Câmara Cível, o presidente do TJAL, desembargador Fábio Bittencourt, foi convocado para participar de 13 sessões por estar vinculado a processos na condição de relator ou vogal.
O magistrado também atuou em 7 sessões de técnica ampliada de julgamento do colegiado, igualmente em razão de vinculação processual. Ao longo de 2025, o presidente do TJAL julgou 382 processos.
4ª Câmara Cível
Com um dos maiores volumes do ano, a 4ª Câmara Cível contabilizou 17.716 julgamentos. Desse total, 17.050 processos foram apreciados pelo colegiado — incluindo 37 execuções fiscais — e 666 decisões monocráticas tiveram cunho decisório final.
O colegiado é formado pelos desembargadores Orlando Rocha Filho (presidente), Fábio Ferrario e Márcio Roberto Tenório.
Câmara Criminal
Na área criminal, a Câmara Criminal do TJAL julgou 5.226 processos por acórdão, além de 436 decisões monocráticas, totalizando 5.662 julgamentos em 2025.
Compõem o colegiado os desembargadores Ivan Vasconcelos (presidente), João Luiz Lessa, Domingos Araújo e Tutmés Airan.
Sessão Especializada Cível
A Sessão Especializada Cível realizou, em 2025, 10 sessões ordinárias e 3 sessões extraordinárias. No período, foram julgados 158 processos em sessão e 88 de forma monocrática, somando 246 julgamentos.
A Sessão é presidida pelo desembargador Carlos Cavalcanti de Albuquerque Filho e conta com a participação dos desembargadores Elisabeth Carvalho, Otávio Praxedes, Alcides Gusmão, Klever Loureiro, Paulo Barros da Silva Lima, Tutmés Airan, Fernando Tourinho, Orlando Rocha Filho, Fábio Ferrario, Paulo Zacarias, Márcio Roberto Tenório, além da juíza convocada Adriana Carla Feitosa Martins.
O balanço dos julgamentos realizados em 2025 reafirma a atuação estratégica das Câmaras e das sessões especializadas do TJAL, bem como a participação ativa da Presidência, consolidando um Judiciário cada vez mais eficiente e comprometido com a sociedade alagoana.
