Siga

Receba atualizações

Paralelo

Por Assessoria •

TJAL celebra Dia da Mulher e destaca avanços da participação feminina no Judiciário alagoano

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) celebrou, nesta sexta-feira (6), o Dia Internacional da Mulher, tanto na sede do Poder quanto no Fórum da Capital, com o tema: “Ela conquista. Avança. Faz história”. O evento destacou os avanços e a crescente participação feminina dentro do Judiciário alagoano, além de apresentar iniciativas voltadas à valorização e proteção das mulheres na instituição.

Durante a programação, foram apresentados dados que evidenciam a força feminina no TJAL. Atualmente, 52% dos cargos efetivos do Tribunal são ocupados por mulheres, além de 43% de participação feminina nas comissões institucionais. As mulheres também representam 66% das Juízas Auxiliares da Presidência e 29% da magistratura estadual.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fábio Bittencourt, ressaltou os avanços da presença feminina na instituição e destacou a qualificação e o protagonismo das mulheres no Judiciário.

“Sem nenhuma dúvida, as mulheres têm demonstrado sensibilidade, qualificação, inteligência e vontade de dar o melhor de si naquilo que fazem. Hoje temos 52% dos cargos efetivos ocupados por mulheres, o que demonstra como elas têm se destacado nos concursos públicos e nas funções de relevância dentro do Poder Judiciário”, afirmou.

Programa Flor de Mandacaru

Entre as iniciativas destacadas durante o evento está o programa Flor de Mandacaru, criado para acolher e proteger magistradas, servidoras e colaboradoras vítimas de violência doméstica ou familiar.

“É muito importante para o Poder Judiciário, pois visa proteger as mulheres do nosso quadro institucional. O programa atua de forma sigilosa para buscar resolver cada situação apresentada”, explicou o desembargador.

Para a Oficiala de Justiça Deigilla Casado, servidora do TJAL há mais de 20 anos, também evidenciou o impacto do programa Flor de Mandacaru como exemplo concreto dessa valorização e do olhar atento desta gestão às necessidades das mulheres do Judiciário alagoano.

“O programa Flor de Mandacaru instituído aqui no TJAL representa um marco histórico ao acolher e proteger magistradas e servidoras. O projeto entende que, para que sejamos essa personalidade ativa na contribuição social, precisamos estar seguras e amparadas dentro da nossa própria casa”, destacou.

A Coordenadoria da Mulher do TJAL também foi lembrada como um dos marcos recentes na promoção de políticas voltadas às mulheres. Integrante da coordenadoria, a juíza Renata Malafaia destacou que diversos projetos têm sido desenvolvidos para incentivar a valorização feminina e oferecer proteção em situações de violência.

“O Flor de Mandacaru incentiva mulheres que estejam em dúvida ou vivendo situações de violência a denunciarem de forma sigilosa e receberem o atendimento necessário. Além disso, temos a Casa da Mulher, que acolhe vítimas em situação de urgência e garante o encaminhamento adequado”, explicou.

A Juíza Auxiliar da Presidência Carolina Valões ressaltou que a data representa um momento de reflexão sobre o papel das instituições na promoção da igualdade.

“O Dia Internacional da Mulher nos convida a mais do que celebrar. Ele nos convoca a refletir sobre o papel das instituições na promoção da igualdade e do respeito. O Tribunal de Justiça reafirma seu compromisso com a proteção dos direitos das mulheres e com o enfrentamento à violência de gênero”, destacou.

Valorização feminina dentro do TJAL

Durante a programação, também foram ressaltadas outras iniciativas voltadas à valorização feminina no Judiciário, como a Ouvidoria da Mulher do TJAL, canal de escuta e acolhimento para vítimas de violência; a revista digital Elas no Poder, dedicada às mulheres da instituição; a Comissão de Combate ao Assédio; e o Grupo de Trabalho de Participação Institucional Feminina (GTIP).

Outro marco citado foi a presença feminina em espaços de liderança, como a primeira mulher a presidir o Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris).

Para a Diretora Adjunta de Assuntos Judiciários (DAAJUC), Maria Laura de Almeida, a homenagem representa reconhecimento ao trabalho das servidoras.

“É um momento de felicidade e de reconhecimento para nós mulheres. O presidente tem valorizado a participação feminina em cargos de direção e isso traz um sentimento de responsabilidade, mas também de conquista”, afirmou.

A ação do dia da mulher do TJAL e do Fórum da Capital contou com a entrega de brindes para as mulheres presentes e sorteios. A ação do Tribunal de Justiça de Alagoas ratifica o compromisso da instituição na valorização feminina e fortalece políticas institucionais voltadas à igualdade, valorização e proteção das mulheres dentro e fora do Judiciário.

Jana Braga