TJAL apresentará "A Última Forca e a Resistência Negra" em alusão ao Dia da Consciência Negra
Em alusão ao Dia da Consciência Negra, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), por meio da Escola Superior da Magistratura (Esmal) e do Centro de Cultura e Memória do Judiciário (CCM), promoverá, no dia 19 de novembro, às 14h30, a apresentação da peça teatral "A Última Forca e a Resistência Negra", no Plenário do TJAL.
A apresentação será aberta a servidores e magistrados do Poder Judiciário e público em geral. Informações sobre inscrições e retirada de ingressos serão disponibilizadas em breve.
O espetáculo
Baseado em fatos reais, o espetáculo teatral narra a história de Francisco, o último homem condenado à morte no Brasil, executado em 1876, na cidade de Pilar (AL).
A dramaturgia e direção são de Alexandre Gomes, com base no trabalho da historiadora Hilda Maria Couto Monte, que revelou não apenas o processo jurídico que levou Francisco à execução, mas também a articulação de uma rede de resistência negra, liderada por malês, muçulmanos africanos escravizados que atuaram no interior de Alagoas.
O evento integra as ações do Poder Judiciário alagoano em celebração ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.
