Siga

Receba atualizações

Paralelo

Por Assessoria •

Teca Nelma, sobre retorno às aulas: “As escolas de Maceió não estão prontas para receber os alunos”

A vereadora Teca Nelma montou uma força tarefa para fiscalizar as condições de funcionamento das escolas públicas municipais de Maceió. A equipe do Observatório do Bem, nome dado ao projeto, vem visitando as instituições, observando as necessidades de cada uma delas, que posteriormente serão relatadas ao prefeito. “Estou assustada com as especulações do início das aulas na rede pública. Pelo o que estamos encontrando, muitas escolas não estão prontas para isso, principalmente diante da realidade pandêmica”, disse Teca.

Onze escolas já foram visitadas, em diferentes bairros da capital. Dentre os principais pontos observados está a falta de professores, instalações quebradas e espaços sem acessibilidade. “A Escola Municipal Dra. Elizabeth Anne Lyra Lopes de Farias, no Benedito Bentes, foi reformada, mas não têm nenhum tipo de circulação de ar nas salas de aula. Se a recomendação do Ministério da Saúde, diante da pandemia, é pelo não uso de ar-condicionado, como essas crianças vão estudar sem janelas e ventiladores?”, explicou a vereadora.

Já na Escola Municipal Professor Almeida Leite, na Ponta Grossa, há previsão para receber alunos com deficiência no retorno às aulas, mas o espaço não dispõe de nenhuma acessibilidade. “As portas e o corretores estão inaptos para receber esses estudantes. Não podemos permitir que haja nenhum tipo de barreira na inclusão desses alunos, que também precisam desfrutar de um ambiente adequado. Por isso, nas próximas semanas, iremos agilizar as visitas às escolas previstas no Plano Municipal da Rede de Apoio ao Autismo”, reivindicou Teca Nelma.

“O direito à educação básica deve ser protegido. Como presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, entendo que a carência dessas instituições interfere na qualidade de ensino e aprendizagem. Precisamos ter um olhar especial para que as 145 escolas do município sejam um verdadeiro espaço de formação”, completou.

Jana Braga