Siga

Receba atualizações

Paralelo

Por Assessoria •

Sessão Ordinária Virtual discute 150 indicações com temas diversos envolvendo problemas da capital

A sessão ordinária virtual da Câmara de Vereadores desta terça-feira (13) foi a mais produtiva até o momento. Entraram em discussão 150 indicações dos parlamentares. Levantamentos recentes apontam que foi a primeira vez que isso foi registrado na casa de Mário Guimarães. As ações apresentadas, em sua maioria, levaram em conta problemas dos bairros afetados pelas fortes chuvas que caíram na capital no último final de semana.

Os bairros contemplados foram Benedito Bentes, Serraria (Antares), Riacho Doce, Iopoca, Prado, Barro Duro, Gruta, São Jorge, Tabuleiro dos Martins e Cidade Universitária.

Presidida pelo 1° secretário vereador Marcelo Palmeira (PSC) com apoio do 3° secretário vereador João Catunda (PSD), a maioria dos pedidos encaminhados ao Executivo incluíram obras de pavimentação, drenagem, iluminação e limpeza urbana. Quase sempre foram indicações de moradores, por meio de rede social, mas também pela presença dos vereadores em algumas áreas. A questão da limpeza urbana, por exemplo, acabou ganhando maior visibilidade com o entupimento de galerias, bem como lixo acumulado em algumas grotas e vias da cidade.

O líder do governo e 2° secretário vereador Siderlane Mendonça (PSB) destacou o compromisso dos novos vereadores com os problemas da cidade. Em sua avaliação isso demonstra que a representatividade, agora com 25 vereadores, ajudou a pulverizar ainda mais o olhar e a preocupação com a cidade.

Pelo menos três vereadores apresentaram propostas que fugiram as questões urbanas da cidade. O vereador Samyr Malta (PTC) propôs que o desconto de 10% do IPTU possa ser ampliado para 30% como ocorreu no ano passado, em virtude da queda de renda provocada pela pandemia de Covid-19. Ele também indicou que a vacinação possam incluir pessoas com síndrome de down, no âmbito da capital. Conforme argumentou, esse grupo precisa ser considerado prioritário por conta da condição de saúde vulnerável.

Já o vereador Cléber Costa (PSB) apresentou indicação para a criação de Instituição de Longa Permanência para o Idoso (ILPI), em Maceió. Leonardo Dias (PSD) também divergiu da maioria das indicações e apresentou pedidos para construção de ossários e destinação adequada para ossos encontrados no Cemitério de São José. Além disso, solicitou a mudança do Conselho Tutelar da 4° Região, condicionadores de ar para o Conselho Tutelar da 7° Região e até mesmo uma balança para a pesagem de adultos para a Unidade de Saúde Roland Simon na Rua Cabo Reis.

Jana Braga