Secretaria da Criança discute primeira infância com referência em políticas públicas
Referência em Educação Infantil, o profissional em políticas públicas, professor, filósofo, mestre em Educação, com especialização em Educação Infantil, e integrante da Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI), Vital Didonet, participou de uma videoconferência com a Secretaria da Primeira Infância de Alagoas (Secria).
Após conhecer as ações e o planejamento da pasta, Didonet enalteceu o governo alagoano pela sensibilidade em constituir um órgão que atue e trabalhe propostas tendo como público-alvo a primeira infância. Em sua fala, ele foi enfático ao defender que a criança deve ser vista como cidadã.
Didonet afirmou que a Rede Nacional da Primeira Infância, onde trabalha, tem o desejo de que a primeira infância avance no Brasil como uma política pública sólida, mas articulada com os diferentes setores. Para ele, não existe separação entre a educação infantil, entre uma atividade e outra. Ele exemplificou que uma criança, quando está correndo no pátio, desenvolve valores de respeito ao corpo do outro, de exercício físico, de saúde, além de desenvolver a imaginação do brincar.
“Por isso, a LDB [Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional], quando define o objetivo da Educação Infantil, diz: desenvolver a criança em todos os aspectos da sua personalidade, ou seja, ela não vai desenvolver o cognitivo apenas, o conhecimento, o aprender a ler e escrever, o contar, ela está formando pessoas”, afirmou o professor.
Segundo o profissional em políticas públicas, quando Alagoas coloca como objetivo do Cria a formação integral da criança, possibilita que a base da cidadania, junto com outras forças, construa uma nova sociedade. “Esse é o grande avanço da sociedade no mundo de hoje. É olhar a criança dentro de uma visão holística”, explicou.
Cenário local
Durante a apresentação, foi explanado que a Secria está estruturada nas áreas de assistência, educação e saúde, e tem o objetivo principal de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, englobando todos os aspectos, sejam físicos, cognitivos e psicossociais. Não deixando de lado o contexto familiar em que essa criança vive.