Siga

Receba atualizações

Paralelo

Por Assessoria •

Rodrigo Cunha: “governo de AL se diz o melhor do Brasil, mas deixa 400 mil alagoanos passando fome”

“A propaganda oficial diz que o governo de Alagoas é o melhor do Brasil. Mas fica difícil sustentar esta mentira quando sabemos que em nosso estado quase 400 mil alagoanos vivem na extrema pobreza, passando fome, sendo miseráveis, quase indigentes”. A afirmação foi feita nesta sexta-feira (10) pelo senador Rodrigo Cunha (União). “Falar em melhor governo do país com quase 400 mil pessoas sem ter o que comer é um atentado contra a cidadania dos alagoanos. Este governo parece ter sido o melhor mesmo somente para os Calheiros”, continuou o parlamentar.

A afirmação de Rodrigo Cunha tem como base os números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que constatou um fato degradante: a proporção de alagoanos que vivem em extrema pobreza em Alagoas é terceira maior do Brasil. Segundo pesquisa do Instituto, em 2020, 11,8% dos alagoanos viviam nessa condição, que é quando a pessoa sobrevive com até R$ 155 por mês. Ou seja, entre cada grupo de habitantes de Alagoas, 11 pessoas vivem em situação de pobreza total. Considerando uma população de 3,3 milhões alagoanos, é possível estimar que mais de 394 mil pessoas sobrevivam em extrema pobreza em todo o estado.

“Esta é a mentira do melhor governo do país, liderado pelos Calheiros. Um governo que não fez o principal que é cuidar das pessoas. Concreto é importante, mas não mata fome. De nada adianta dizer que os cofres do estado estão cheios de dinheiro, se as ruas e as cidades estão carregadas de famintos. O Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza é uma caixa preta e não é usado para seu fim. A combativa e atuante deputada Jó Pereira já cobrou inúmeras vezes não somente transparência, como principalmente o uso do Fecoep para matar a fome e ajudar a minimizar a pobreza em Alagoas, sempre sem obter resposta do governo Renan Filho ou do atual gestor Paulo Dantas”, destacou Rodrigo Cunha.

“E este governo se diz o melhor do país. Dizer isso é uma vergonha e uma falta de respeito para com a inteligência do alagoano. O governo de Alagoas se diz o melhor do Brasil, mas deixa 400 mil alagoanos passando fome, esta é a mais pura verdade”, concluiu o senador.


Fome no Brasil
Levantamento divulgado na quarta-feira (8) mostra que o Brasil soma atualmente cerca de 33,1 milhões de pessoas sem ter o que comer diariamente, quase o dobro do contingente em situação de fome estimado em 2020. Em números absolutos, são 14 milhões de pessoas a mais passando fome no país. Os números são do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN).

Jana Braga