Siga

Receba atualizações

Paralelo

Por Assessoria •

Projeto Olhar da Gente já devolveu a visão a 207 maceioenses

A cada semana, dezenas de maceioenses voltam a enxergar o mundo com nitidez e esperança. Em apenas um mês e meio de atuação, o projeto Olhar da Gente, da Prefeitura de Maceió, já devolveu a visão a 207 pessoas, por meio de cirurgias de catarata gratuitas realizadas no Hospital da Cidade.

Mais do que um número, o projeto representa a transformação na vida de quem enfrentava limitações como ler, caminhar com segurança ou reconhecer o rosto de um familiar. Agora, com o olhar recuperado, esses pacientes reencontram sua autonomia e qualidade de vida.

A iniciativa, que integra o programa Saúde da Gente, tem como foco principal zerar a fila de espera por cirurgias oftalmológicas na capital e garantir um atendimento digno, rápido e acessível, especialmente à população mais vulnerável.

“O Olhar da Gente é um programa transformador, ágil no atendimento, onde a população consegue fazer todo o processo nas tendas do Saúde da Gente. Essas pessoas são encaminhadas para cirurgia no Hospital da Cidade. Facilitar esse acesso à saúde de qualidade, sobretudo a quem mais precisa, é um dos grandes compromissos da nossa gestão e vamos continuar trabalhando para garantir esse direito a cada vez mais maceioenses”, destacou o prefeito JHC.

Desde sua criação, em maio de 2025, o projeto avança em ritmo acelerado. Na primeira edição, em 24 de maio, 50 cirurgias foram realizadas em um único dia. Na semana seguinte, foram mais 55, totalizando 105 procedimentos em menos de duas semanas. No último final de semana, foram mais 71 cirurgias, totalizando 207 maceioenses já operados. A meta da gestão é realizar 200 cirurgias por mês e, em breve, ampliar o atendimento para outros tipos de procedimentos de baixa e média complexidade.

Todo o processo é feito com acolhimento e segurança. Após a triagem nas unidades móveis do Saúde da Gente, programa que percorre os bairros e permanece cerca de 15 dias em cada local, os pacientes são encaminhados ao Hospital da Cidade. Lá, passam por uma estrutura moderna, com profissionais capacitados e todo o cuidado necessário, desde os exames pré-operatórios, passando pela cirurgia, até o pós-operatório, com entrega de óculos escuros e medicamentos.

O acesso também pode ser feito diretamente no PAM Salgadinho, ponto fixo de referência para triagens e encaminhamentos.

Idealizado pela primeira-dama Marina Candia e apoiado pelo prefeito JHC, o Olhar da Gente é uma resposta concreta à demanda reprimida por cirurgias oftalmológicas. Mais que um avanço na saúde pública, o projeto representa um olhar sensível e transformador sobre as necessidades da população, especialmente dos idosos, os mais afetados pela catarata.

Com resultados tão expressivos em tão pouco tempo, o Olhar da Gente já se firma como uma das principais ações de saúde do município. Porque cuidar da visão é também enxergar um futuro melhor para todos.

Jana Braga