Siga

Receba atualizações

Paralelo

Por Assessoria •

Programa Olhar da Gente nas Escolas promove atendimento oftalmológico a estudantes da rede pública de Maceió

Visando promover a saúde visual dos estudantes da rede pública de Maceió, o programa Olhar da Gente nas Escolas, promovido pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem realizando atendimento oftalmológico nas escolas. Até o momento, 180 crianças foram contempladas, em três unidades de ensino.

A iniciativa, que prossegue neste mês de janeiro, retornará, após as férias escolares, a partir de fevereiro. A ação começou em dezembro de 2025.

Na última segunda-feira (5), o prefeito JHC, a primeira-dama, Marina Candia, e o secretário municipal de Educação, Luiz Rogério, acompanharam a entrega de óculos para estudantes da Escola Municipal João Sampaio e ainda a realização dos exames na Escola Municipal Jarede Viana, ambas na parte alta da cidade.

Os estudantes selecionados passaram por exames oftalmológicos de rotina para a identificação de possíveis alterações na visão e, a partir da avaliação, quando houve a indicação, as crianças foram encaminhadas para a confecção de óculos de grau.

Após as férias escolares, as equipes do Olhar da Gente nas Escolas realizarão visitas quinzenais às unidades de ensino. Entre esses atendimentos, os profissionais da SMS também atuarão em comunidades e grotas da capital alagoana, assegurando a continuidade do cuidado oftalmológico e a entrega dos óculos sempre que houver necessidade identificada nos exames.

Cuidado essencial

Na última terça-feira (6), 60 estudantes da Escola Municipal Professora Natalina Costa Cavalcante, no Tabuleiro, foram contemplados pelo programa, passando pela etapa inicial de triagem. A ação também contou com a parceria da Óticas Flulook.

“Muitas crianças têm dificuldades de visão, o que acaba comprometendo o rendimento e a aprendizagem. Encontramos casos de dioptria bastante acentuada em alunos que nunca haviam usado óculos. Com esse acesso, a expectativa é que a produtividade desses alunos aumente. Para a maioria, é o primeiro contato com os óculos, algo que nunca esteve ao alcance. E as crianças ficam encantadas, querem usar”, relatou Elineide Batista, gestora comercial da Flulook.

Para Maria Graziela, mãe de Agatha, estudante da Escola Natalina Costa, a iniciativa representa um cuidado essencial com a saúde das crianças. “Eu já imaginava que ela iria precisar usar óculos e essa iniciativa vem para ajudar muitas famílias, principalmente aquelas que não têm condições de pagar por um óculos caro. Para a saúde das crianças, foi uma das melhores coisas que aconteceram. Estou muito feliz, de verdade”, revelou.

Blenda Omena, assistente social da unidade escolar, relatou a emoção vivenciada durante a ação. “Teve uma criança que nos emocionou muito. Ela agradeceu, abraçou todo mundo. Momentos assim nos gratificam de uma forma imensa. Foi muito significativo ver a própria criança perceber a importância do que estava recebendo e entender que aquilo vai mudar algo na vida dela, no aproveitamento escolar, no desenvolvimento em sala de aula. Esse carinho espontâneo não tem preço”, disse.


Jana Braga