Siga

Receba atualizações

Paralelo

Por Jana Braga

Presidente da Comissão da Mulher, Jó Pereira destaca participação da Bancada Feminina em todas as comissões da Casa

Eleita presidente da Comissão da Criança, Adolescente, Família e Direito da Mulher, e vice-presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa de Alagoas, a deputada Jó Pereira destacou a participação da Bancada Feminina em todas as 15 comissões, cujos integrantes foram anunciados na quinta-feira (25), avaliando que isso fortalece a defesa de pautas relacionadas às mulheres alagoanas. 

“A participação feminina em todas as comissões permanentes e a inclusão do direito da mulher em um desses colegiados são importantes conquistas para o fortalecimento do projeto para construção de uma rede estadual de proteção mais efetiva em defesa dos direitos das alagoanas”, analisou a parlamentar. 

Especificamente sobre a criação da Comissão da Mulher, que conta com a participação de todas as parlamentares da Casa, Jó afirmou que se trata de um passo fundamental para facilitar as discussões, a fiscalização de ações, o recebimento de denúncias, especialmente relacionadas às vítimas de violência, e a busca por soluções para várias demandas que passam por políticas públicas voltadas às mulheres, em praticamente todas as áreas: educação, saúde, agricultura familiar, assistência social, segurança e emprego e renda.

Aumentar o protagonismo e fortalecer o acompanhamento das pautas femininas pelo Poder Legislativo são propósitos antigos da parlamentar e foram tema de um Projeto de Resolução apresentado por ela, em 2017. Em fevereiro deste ano, Jó e a bancada (composta ainda pelas deputadas Ângela Garrote, Cibele Moura, Flávia Cavalcante e Fátima Canuto) protocolaram requerimento à presidência, solicitando o desarquivamento dessa proposta, de número 79, criando a 15ª Comissão de Direitos da Mulher na Casa. 

Além da CCJ e da Comissão da Mulher, Jó Pereira também integra, como titular, as comissões de Educação, Cultura, Esporte e Turismo; Agricultura e Política Rural; Saúde e Seguridade Social. Como suplente, participa dos colegiados de Legislação Participativa e de Ciência, Tecnologia e Informação.

Destaque

Entre os colegiados que já elegeram seus presidentes, a participação da Bancada Feminina também se destaca. Cibele Moura foi eleita presidente da Comissão de Transporte, Comunicação, Serviços e Obras Públicas; Ângela Garrote é vice-presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural, comandada por Yvan Beltrão; e Fátima Canuto assumiu a vice-presidência da Comissão de Saúde e Seguridade Social, cujo presidente é Léo Loureiro.

Eleita desde o início do ano, a primeira comissão da Casa, a Mesa Diretora, tem Ângela Garrote como terceira vice-presidente e Flávia Cavalcante como segunda suplente.

“Sabemos que a luta pelos direitos mais fundamentais de nós, mulheres, passa por políticas públicas em diversos setores, daí a importância de estarmos representadas, de termos interlocução na totalidade das comissões da Casa. Essa é uma conquista de todas as alagoanas e alagoanos sensíveis às causas da mulher”, finalizou Jó Pereira.

Jana Braga