Siga

Receba atualizações

Paralelo

Por Assessoria •

“Por cotas e direitos”: Vereadora Teca Nelma realiza evento sobre combate ao racismo

A vereadora Teca Nelma, em parceria com a Deputada Federal Tereza Nelma, vai realizar um encontro do movimento negro em Maceió com o intuito de debater representatividade e políticas públicas. O evento acontecerá neste sábado (27), a partir das 9h, no Quintal Cultural. Com o tema “Por Cotas e Direitos: O POVO PRETO QUER VIVER!”, o encontro será marcado por debates, rodas de conversa e apresentações culturais negras.

“Defender as pautas do movimento negro é lutar pela dignidade humana. E eu tenho muito orgulho de poder usar minha voz, enquanto parlamentar e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, para dar vazão às demandas desta população historicamente injustiçada”, enfatizou a vereadora.

Em conjunto com o movimento negro, a vereadora Teca Nelma construiu e protocolou um projeto de lei que reserva 20% das vagas nos concursos públicos de Maceió para pessoas negras. O projeto foi tramitado na Câmara e aguarda ser colocado mais uma vez em discussão, após o pedido de vistas de outro parlamentar.

Além deste projeto de lei, Teca Nelma conta com uma produção legislativa que caminha em favor da população negra, a exemplo do projeto que veda a nomeação, em cargos públicos municipais, de pessoas condenadas por racismo e o projeto que institui uma política de educação antirracista nas escolas públicas de Maceió. A vereadora é também autora da lei que implementou o ‘Julho das Pretas’ no calendário oficial do município.

“Todas as propostas que eu, enquanto vereadora, apresento para que se tornem leis são construídas diretamente com o público que mais necessita dessas políticas. Sou uma parceira do movimento negro e, para contribuir com a luta antirracista, eu preciso caminhar com eles. E esse evento será mais uma expressão disso”, disse a vereadora.

SERVIÇO
Evento: Por Cotas e Direitos: O POVO PRETO QUER VIVER!
Dia: 27/11 (sábado)
Horário: De 9h à 12h
Local: Quintal Cultural – Rua Sol Nascente, 183-B, Bom Parto.
Programação:
9h – Federação Alagoana de Capoeira e Coffe Break
9h30 – Jerônimo da Silva: Atuação do INEG e Políticas Públicas
10h – Coletivo Rapem
10h20 – Synthya Maia: Genocídio e Encarceramento da População Negra
10h35 – Brunna Moraes: Mulheres Negras e a luta antirracista
10h50- Roda de Conversa
11h10 – Encerramento Banda AfroLozzi

Jana Braga