Pediatra Milton Hênio recebe a comenda Tavares Bastos em sessão emocionante
A Assembleia Legislativa concedeu a comenda do mérito legislativo Tavares Bastos ao Dr. Milton Hênio de Gouveia em sessão solene realizada nesta sexta-feira, 19. Com 88 anos e mais de seis décadas dedicadas à pediatria, o médico foi homenageado por sua trajetória que impactou gerações de alagoanos, atendendo mais de 200 mil crianças em sua carreira.
A deputada Fátima Canuto (MDB), autora da indicação, não escondeu a emoção. "Estou extremamente honrada. Dr. Milton Hênio não é só um médico. Ele cuidou da alma das mães e pais, promovendo o cuidado integral com muito afeto", disse ao início da sessão, que contou com a presença de representantes dos três Poderes, pacientes e familiares. A parlamentar destacou ainda que pediu permissão à família antes de propor a homenagem: "Jamais indicaria sem antes perguntar, e hoje sou grata por terem confiado essa missão a mim".
Homenageado, Dr. Milton Hênio, ao receber a honraria, revelou sua conexão histórica com a Assembleia: "Aos 10 anos, acompanhava minha tia Maria Alice Braga, funcionária desta Casa, e ouvia os discursos de deputados", falou. Com voz serena, compartilhou sua visão de vida: "A função do homem é viver, não existir. Viver é caminhar para frente, progredir, ser útil", ressaltou ele, rodeado de amigos e parentes, encerrando com versos de Olegário Mariano: "Sou um namorado da vida. Quando morrer, quero levar nos meus olhos a imagem de todos vocês e de tudo o que amei", encerrou, com a voz embargada e uma sessão encerrada com lágrimas de alegria.
Com mais de 60 anos de dedicação à pediatria, Dr. Milton Hênio é um nome reconhecido em Alagoas por cuidar de mais de 200 mil crianças ao longo de sua carreira. Formado em 1962, ele se tornou um patrono da pediatria local, sendo figura presente na vida de gerações de alagoanos. Sua dedicação é tamanha que, não raro, ele atende netos e bisnetos de seus primeiros pacientes.
Além de seu trabalho clínico, o médico sempre teve um forte vínculo com a comunicação, utilizando sua expertise para informar e educar. Ele foi colunista da Gazeta de Alagoas, onde escrevia artigos sobre saúde infantil, e manteve um quadro de dicas na TV Gazeta. Em 2023, sua notável trajetória foi documentada em um filme, que celebrou sua contribuição para a saúde e o bem-estar das crianças em Alagoas.
Antônio Carlos Gouveia, filho do homenageado, narrou o legado humano do pai: "Vi tanto sentimento, tanta bondade. Ele diz que é o homem mais feliz do mundo e vive na plenitude", descrevendo ainda a filosofia de vida do médico. "Ele ensina que as coisas verdadeiramente significativas são de graça: o abraço, o beijo, a caridade. Sua profissão foi um sacerdócio", afirmou.
O deputado Doutor Wanderley (MDB), também médico, destacou a representatividade do homenageado para a identidade alagoana: "Milton representa a grandeza da alagoanidade. Nós, alagoanos, gostamos de falar mal uns dos outros, mas deixamos de olhar com a serenidade que é própria do nosso homenageado", ressaltando ainda o papel histórico do pediatra. "Quando Milton se formou, a mortalidade infantil era espantosa. Ele se dedicou integralmente a todas as classes sociais. Não há família alagoana que ele não tenha ajudado a salvar uma vida ou orientar", encerrou, afirmando que a grandeza de Milton Hêneio está em identificar quem precisa de ajuda, pois ajudar é uma arte. "Temos orgulho de você. Influenciou nossa atividade e nos lembra do compromisso com nosso Estado e com nossa gente".
O ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), enfatizou que "Milton Hênio é um dos maiores seres humanos que nossa terra tem e sua vida se resume em amar as pessoas". O ministro destacou a unanimidade da honraria, que transcende o exercício profissional, projetando-se como patrimônio moral, científico e social de Alagoas e do Brasil. "Como dizia Tavares Bastos, 'a educação é a base do progresso e a saúde pública é dever do Estado'. Dr. Milton é este cidadão que fez da saúde de todos sua meta de vida", concluiu.
Completaram a mesa de honra a deputada Carla Dantas (MDB), o desembargador Klever Loureiro, representando o TJ/AL, o procurador Walber José Valente de Lima representando o MPAL, o desembargador Rodrigo Lima, representando o TRE/AL, Rostan Lamberli representando a Academia Alagoana de Letras e a pianista Selma Brito.