Parque Biblioteca se destaca como equipamento de promoção à cultura no Biu
O primeiro Parque Biblioteca Bilíngue da capital alagoana está localizado no Conjunto Frei Damião, no bairro Benedito Bentes, parte alta da cidade. O novo equipamento da Prefeitura de Maceió é voltado para a promoção do desenvolvimento de 1.052 crianças que estudam do terceiro ao sétimo anos do Ensino Fundamental de cinco escolas municipais localizadas no Benedito Bentes.
Os estudantes vão desfrutar do espaço no contraturno escolar com a oferta de aulas de inglês, todos os dias, e ainda vão ter acesso à cultura com atividades como teatro e música, além do uso de tecnologia para aprimorar a formação educacional com sala maker e biblioteca.
Com apoio do Ministério da Cultura, o espaço surge como um local de oportunidades, inclusão e transformação de vidas através da arte e cultura, alinhada à educação, como destaca o secretário de Cultura e Economia Criativa de Maceió. “A educação e a cultura caminham de mãos dadas. Não adianta tentar desatrelar os dois. Para dar certo é preciso que caminhem juntas”, afirma Paulo Oliveira.
As atividades envolvendo aprendizagem como educação bilíngue e apoio pedagógico serão realizadas durante a semana. Os finais de semana serão voltados para atividades culturais, como música e teatro, sendo aberto para a comunidade.
O Parque Biblioteca visa também ampliar o contato dos estudantes com a cultura, sendo utilizada como instrumento de transformação social e articulada com escolas, universidades, coletivos culturais, startups e agentes locais.
A iniciativa fortalece a rede de proteção e cria mais oportunidades para que as crianças possam ainda despertar o sentimento de valorização e pertencimento ao território em um dos bairros mais populosos de Maceió para as famílias que mais precisam do acesso à políticas públicas culturais e educativas com inovação.