Pacientes de Maragogi passam por cirurgia de catarata no Hospital da Cidade
No último sábado(6), 93 pacientes de Maragogi passaram pela cirurgia de catarata do 1º olho no Hospital da Cidade. Já no domingo(7), foi a vez de 80 pacientes de Satuba realizarem o segundo olho. Esses usuários foram contemplados pelo programa Olhar da Gente, que tem levado cirurgias de forma ágil, devolvendo qualidade de vida e dignidade a essas pessoas.
Desde o momento da triagem até a cirurgia, os pacientes contam com todo o suporte necessário dos profissionais tanto do programa quanto do Hospital da Cidade, com a realização de exames pré-operatórios, cirurgia, pós operatório, entrega de óculos escuros e medicamentos, garantindo a recuperação integral dos pacientes.
Um dos pacientes que teve sua vida transformada foi José Henrique de Almeida, residente de Maragogi. “Esse programa foi muito importante para quem não tem meios particulares de fazer. Achei o atendimento ótimo aqui no Hospital, muito rápido, muito humano. Desde que fiz a triagem até agora foi 1 semana, estou muito feliz”, comemora.
O programa tem como objetivo zerar a fila de espera por cirurgias oftalmológicas, garantindo atendimento rápido e acessível para a população. Para esta segunda fase foram investidos R$ 9,8 milhões, fruto da articulação da senadora Eudócia Caldas com execução direta da Prefeitura de Maceió e apoio do Ministério da Saúde. Para esta fase, estão previstas 10 mil cirurgias, que devem contemplar Maceió e outros 20 municípios.
“O programa segue levando qualidade de vida e devolvendo não só o olhar, mas a dignidade das pessoas. É extraordinário levar esse atendimento humanizado para a nossa população e para tantos outros municípios”, destaca Claydson Moura, secretário de Saúde de Maceió.