Siga

Receba atualizações

Paralelo

Por Assessoria •

Marina Candia e Eudócia Caldas levam Programa Olhar da Gente para Rio Largo

“Foi muito bom esse programa ter chegado até aqui. Há muito tempo, eu tentava minha cirurgia e não conseguia, e agora, foi tudo muito rápido e fácil. Fui muito bem atendida por todo mundo aqui e estou muito feliz em poder realizar esse sonho”, comemora Maria José, moradora de Rio Largo e que vai realizar sua cirurgia de catarata na próxima semana no Hospital da Cidade.

Ela foi uma das usuárias beneficiadas pelo programa Olhar da Gente, que chegou ao 12° município, nos dias 13 e 14 de novembro, levando profissionais para realizar triagens para cirurgias de catarata que serão realizadas no Hospital da Cidade. A iniciativa realizou quase três mil cirurgias e vem se consolidando como um sucesso, ao ampliar o acesso à saúde e melhorar a qualidade de vida dos alagoanos. A ação contou com a presença da senadora Eudócia Caldas e da primeira-dama de Maceió e idealizadora do programa, Marina Candia.

O secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura, destaca que toda sexta-feira, as equipes chegam a uma nova cidade com a grande alegria de poder levar esse programa para mais pessoas, dando a oportunidade para que elas melhorem sua qualidade de vida. “Lá atrás, era um programa só para Maceió, mas agora ele foi ampliado graças à nossa primeira-dama, Marina, para diversos municípios, para que cada vez mais pessoas possam ter acesso, devolvendo a visão e a dignidade a tantas pessoas que podem ter suas vidas transformadas”, afirma.

O prefeito de Rio Largo, Pedro Carlos, agradeceu a iniciativa da Prefeitura de Maceió. “Com a chegada do Olhar da Gente em nosso município, vamos beneficiar nossa população com cirurgias de catarata, o que vai mudar para melhor a vida de cada uma delas que precisa desse procedimento”.

Após a triagem em Rio Largo, esses pacientes farão as cirurgias no próximo fim de semana em Maceió, no Hospital da Cidade, contando com uma equipe capacitada para prestar o melhor atendimento, além de oferecer todo o cuidado necessário com exames pré-operatórios, cirurgias, pós-operatório e entrega de óculos escuros e medicamentos para a continuidade do tratamento.

Para esta fase do programa, com execução direta da Prefeitura de Maceió e apoio do SUS e do Ministério da Saúde, foram investidos R$ 9,8 milhões e a realização de 10 mil cirurgias em 30 municípios alagoanos. Foram contempladas as cidades de São José da Laje, Flexeiras, Satuba, Maragogi, Ibateguara, Quebrangulo, São Miguel dos Milagres, São Luís do Quitunde, União dos Palmares, Messias e Matriz do Camaragibe.

Jana Braga