Siga

Receba atualizações

Paralelo

Maio Amarelo: Mudança de comportamento e atenção para as regras de trânsito

A cor amarela presente nos semáforos significa atenção. E é este o intuito do Movimento Maio Amarelo que está em sua 5ª edição, e tem como propósito fundamental promover uma reflexão nos condutores, pedestres, ciclistas, motociclistas e da sociedade de forma geral, para a importância da mudança de comportamento de cada cidadão dentro de seus deslocamentos diários, tornando o trânsito um ambiente mais seguro e humanizado.

Mas você já parou para pensar do que é feito o trânsito? Mais do que veículos, barulho e congestionamentos, o trânsito é feito de pessoas. E as pessoas merecem respeito. São as pessoas que se ferem e muitas vezes, num ato impensado, matam no trânsito.

O grande desafio é reduzir o índice de acidentes voltado para o aspecto da responsabilidade tendo em vista que, no Brasil, o acidente de trânsito é a terceira maior causa de morte entre jovens de 17 a 25 anos, uma realidade que precisa ser mudada com o apoio de políticas de trânsito mais efetiva em todo país.

Para isso, a nossa reflexão está focada justamente no comprometimento de todos, e este ano, a campanha do Maio Amarelo teve como mote: "Nós somos o trânsito". O tema que repercutiu nacionalmente, nasceu no estado de Alagoas com o apoio de técnicos do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) em parceria com a Associação Nacional dos Detrans (AND) e foi aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) através da resolução nº 722/2018, tornando o tema oficial do movimento no Brasil recebendo a adesão dos demais estados.

SEGURANÇA E EDUCAÇÃO

Toda política de trânsito tem que ter como fundamento maior o livramento e a redução de acidentes. O Estado de Alagoas celebra índices de redução com um esforço enorme, através de ações como o Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM), que este mês completa dois anos de implantação e tem como objetivo reduzir o índice de acidentes com motociclistas na região do Agreste, com ações de educação, segurança e engenharia de tráfego.

A operação Lei Seca, também tem contribuindo na mudança de comportamento dos cidadãos alagoanos, não só por meio das abordagens diárias na capital e no interior, mas com ações educativas como o “Amigo da Vez”, que de forma lúdica vai até os bares alertar a população sobre os riscos da mistura de álcool e direção.

Vale ressaltar, que as políticas que o Detran de Alagoas tem feito para salvar vidas vai muito além do que só campanhas educativas. Para propagar essa mudança no trânsito, convênios firmados com outros órgãos também são essenciais, como a parceria feita com o Tribunal de Justiça (TJ) e o Ministério Público Estadual (MPE), onde infratores passaram a cumprir a penalidade de maneira a favor da própria população, em um contexto de caráter social prestando horas de serviço no Detran/AL.

Através de ações como essas, demonstramos e alertamos a população que o que há de mais precioso por traz do trânsito: somos nós, seres humanos. E com isso, esperamos que as pessoas possam firmar o compromisso com a redução do número de vítimas do trânsito fazendo a sua parte, que é respeitar as leis de trânsito.

*Diretor-presidente do Detran

Jana Braga