Siga

Receba atualizações

Paralelo

Por Assessoria •

Lula empossa Renan Filho como ministro dos Transportes

As políticas públicas de infraestrutura de transportes serão conduzidas por novos ministros, a partir deste domingo (1). Os ex-governadores Renan Filho, eleito senador por Alagoas, e Márcio França, de São Paulo, foram empossados, respectivamente, no Ministério dos Transportes e no Ministério de Portos e Aeroportos pelo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.

Marcelo Sampaio, que era o titular do agora extinto Ministério da Infraestrutura, transmite simbolicamente o cargo para Márcio França, nesta segunda-feira (2), às 17h, e para Renan Filho na terça-feira (3), às 11h.

Renan Filho

Economista formado pela Universidade de Brasília (UnB) em 2003, Renan Filho é alagoano, natural de Murici, tem 43 anos, é casado com a administradora e conselheira do Tribunal de Contas de Alagoas, Renata Calheiros, e pai de dois filhos. Foi prefeito de Murici por dois mandatos, deputado federal e governou Alagoas entre 2015 e 2022. Em outubro venceu a eleição para senador com mais de 845 mil votos.

No governo de Alagoas, teve sua administração marcada pela austeridade fiscal e financeira e a retomada dos investimentos na infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento social. Renan Filho finalizou o seu primeiro mandato com aprovação de 83% dos alagoanos e foi reeleito em 2018 com a segunda maior votação do país.

No seu segundo mandato, destacam-se a ampliação da rede de atendimento à saúde; a criação de programas inovadores para a melhoria da qualidade da Educação; o avanço na infraestrutura de transportes e logística, que deu a Alagoas o 1º lugar no ranking de melhores estradas da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e a maior redução de violência do país.

Jana Braga