Lei Liberdade para Menstruar, da deputada Cibele Moura, é referência para alagoanas
Em vídeo publicado nas redes sociais, a deputada estadual Cibele Moura falou da emoção de ouvir de mulheres nas ruas que graças à Lei Liberdade para Menstruar, criada por ela, conseguem ter acesso a absorventes e não mais precisam faltar à escola por não terem condições de comprar o produto.
“Na rua, conversando com uma senhora, ela me disse: ‘Cibele, a minha filha não está passando o que eu passei na juventude graças a sua lei, a Lei do Absorvente. Eu usava pano para ir à escola, mas minha filha não está precisando faltar aula porque o Estado está entregando absorvente”, lembrou Cibele.
Para a deputada, relatos como este reforçam o resultado do trabalho dela na Assembleia. “Sem dúvida nenhuma este foi um momento muito marcante”, afirmou.
Cibele destacou que antes da lei muitos eram os relatos de meninas que usavam pano, miolo de pão e até jornal no período menstrual porque não podiam comprar absorventes. “É muito chocante, mas fico feliz em saber que meu trabalho tem resultado prático na vida dessas meninas e dos alagoanos. Este é o sentido de ser deputada, é defender e lutar pelo alagoano, principalmente os que mais precisam”, pontuou.
Segundo pesquisa da empresa Always, 1 em 4 mulheres já deixaram de frequentar a aula por não poderem comprar absorventes, o que afeta os estudos e o aprendizado.
O projeto de lei da deputada Cibele foi aprovado na Assembleia Legislativa em julho de 2021 e também baixa imposto sobre absorventes, além de permitir que o governo do Estado possa entregar o produto às mulheres e meninas carentes, incluindo como item da cesta básica.