Investimentos de R$ 4,8 milhões viabilizados por Arthur Lira vão impulsionar turismo religioso em Santa Luzia do Norte
O município de Santa Luzia do Norte, situado na região metropolitana de Maceió, vai ganhar uma obra de grande porte aguardada há décadas e que vai impulsionar o turismo religioso na cidade e na região. Com trabalhos já em andamento no local, o complexo do Horto de Santa Luzia está ganhando formas concretas, com a construção garantida por meio de investimentos de R$ 4,8 milhões viabilizados pelo deputado federal Arthur Lira (PP) em Brasília.
O Horto será implantado em uma área de 12 mil m² e terá como destaque um monumento religioso de 22 metros de altura, além de infraestrutura completa com quiosques, banheiros e espaços de convivência. O objetivo é transformar o município em uma referência do turismo religioso em Alagoas, atraindo visitantes, gerando emprego e movimentando a economia local. Anualmente, no dia 13 de dezembro – Dia de Santa Luzia – a cidade recebe milhares de visitantes, que com o Horto vão ganhar um espaço de visitação e de manifestação de sua fé.
Em visita às obras do Horto ao lado do prefeito Correia Lima e do ex-prefeito Márcio Lima, Arthur Lira destacou a importância dos trabalhos reiterando a importância do projeto, que vai legar um novo marco na cidade. “O Horto de Santa Luzia é um espaço que une fé, cultura e desenvolvimento. É gratificante poder contribuir para que Santa Luzia do Norte tenha um cartão-postal capaz de atrair milhares de pessoas e fortalecer a economia local. Esse é o compromisso do nosso mandato com o povo alagoano. É assim que trabalhamos em Brasília, apoiando municípios como Santa Luzia e os demais de todo o estado”, destacou Lira.
Já o prefeito Correia Lima celebrou a realização da obra e fez questão de agradecer ao deputado pelo apoio fundamental para mais esta conquista. “Estamos realizando uma das maiores obras da história de Santa Luzia do Norte e isso só está sendo possível graças ao olhar atencioso e determinado do deputado Arthur Lira. Ele foi decisivo para que esse sonho se tornasse realidade, viabilizando os investimentos essenciais para que pudéssemos avançar rumo a realizar mais esta entrega para o povo de nosso município, para nossos visitantes e para os devotos de Santa Luzia. Nosso Horto será símbolo de fé, esperança e progresso”, afirmou Correia.
Com este projeto, Santa Luzia do Norte não apenas resgata sua tradição religiosa, mas também projeta um futuro de oportunidades, desenvolvimento e fortalecimento da identidade cultural de seu povo. Com a valorização da fé e da cultura, o município caminha para se consolidar como destino turístico e religioso no estado. A cidade é um dos mais antigos povoados de Alagoas, com registro desde 1610, mencionado como “Vila Nova de Santa Luzia” (ou “Nossa Senhora da Luz da Vila Nova de Santa Luzia”). A localidade já foi chamada de Lagoa do Norte, depois “Santa Luzia de Siracusa” — em referência à santa padroeira e a um suposto milagre — e também “Outeiro de São Bento”, por causa da presença de um convento na região.