Siga

Receba atualizações

Paralelo

Por Assessoria •

INSS: deputada articula retorno de perícia médica em Arapiraca e de agência no Centro de Maceió

As perícias médicas na Agência da Previdência Social (APS) do INSS de Arapiraca serão retomadas a partir do dia 20 deste mês e, ainda em agosto, técnicos do INSS devem realizar, em Maceió, levantamento a fim de garantir o retorno de uma agência para o Centro da capital. Os compromissos foram firmados pelo presidente do INSS, Leonardo Rolim, durante encontro no gabinete do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, com a deputada estadual Jó Pereira e os advogados João Onuki (presidente do Sindicato dos Advogados de Alagoas – Sindav) e Danyelle Godoy (coordenadora do Movimento União Pela Advocacia Previdenciária).

A reunião, ocorrida nesta segunda-feira (2), foi articulada por Jó Pereira em atendimento a um pleito do Sindav. No dia 26 de julho deste ano, em ofício solicitando a intervenção da parlamentar, a diretoria do sindicato explicou que, desde que o imóvel do INSS em Arapiraca foi danificado em um incêndio, em outubro do ano passado, o atendimento na cidade passou a ser apenas para agendamento de serviços e emissão de documentos.

O presidente do Sindav informou que, para realização de perícia médica, os segurados têm se deslocado a outras agências, a exemplo de Maceió e Penedo, gerando despesas aos cidadãos, com deslocamento, hospedagem e alimentação. João Onuki acrescentou que o fato da capital possuir três agências, todas situadas em bairros distantes do Centro, dificulta ainda mais o acesso dos segurados oriundos do interior.

Além do diálogo com Arthur Lira, Jó Pereira também articulou, junto a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), pedidos de intermediação junto ao Ministério da Economia e a bancada federal de Alagoas para solucionar os problemas.

"O apoio da deputada Jó Pereira foi determinante para que o presidente Arthur Lira articulasse com o presidente do INSS a necessidade, em caráter de urgência, da retomada dos serviços na unidade de Arapiraca", comemorou João Onuki. Os advogados também solicitaram ao presidente da Câmara, a votação do PL 4830/2020, que regulamenta a retenção de honorários pela via administrativa do INSS.

Dificuldades de locomoção

"No grave momento que vivemos, de crise sanitária, econômica e social, os segurados que aguardam benefícios como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, por exemplo, estão ainda mais vulneráveis e necessitados desses benefícios, concedidos somente mediante avaliação presencial. Não é justo que quando a população, sobretudo a mais vulnerável, mais necessita de auxílio, ela tenha esse acesso dificultado", afirmou Jó.

A parlamentar lembrou ainda os problemas envolvendo o deslocamento dessas pessoas, citando as carências do transporte intermunicipal de passageiros em Alagoas, a lotação dos ônibus na capital, que colabora com a transmissão do coronavírus em tempos de pandemia, e a própria dificuldade de locomoção de muitos desses segurados, que são idosos, enfermos, pessoas com deficiência ou dificuldades motoras.

"Agradeço a sensibilidade e a prontidão do deputado Arthur Lira, que de imediato abraçou essa causa e articulou de forma muito rápida um encontro nosso com o presidente do INSS. Ressalto que o presidente da Câmara está sempre disponível para ajudar nas soluções das demandas que envolvem o nosso estado, principalmente aquelas que afetam sobremaneira a vida de alagoanos e alagoanas de todos os municípios. Essa não é a primeira e certamente não será a última vez que o deputado Arthur Lira agiu de forma efetiva em prol de Alagoas", finalizou Jó.

Jana Braga