Igor de Araújo: conheça o servidor do TRE-AL que atuou em “O Agente Secreto"
Natural de Maceió e servidor da Justiça Eleitoral há 10 anos, Igor de Araújo começou a se envolver com o teatro ainda no ensino médio. Desde 2006, integra a Companhia Ganymedes de Teatro e acumula experiências no palco e nas telonas, tendo participações em produções como “Interiores ou 400 Anos de Solidão”, dirigido por Werner Salles Bagetti, e no longametragem “Serial Kelly” (Bananeira Filmes/Globo Filmes), de René Guerra.
“Já faz tempo que não consigo um período livre para descansar”, brinca Igor, relatando que organiza as férias e o banco de horas para tentar conciliar as atividades. Igor é bacharel em Direito pela Sociedade de Ensinos Universitários do Nordeste – SEUNE, e atualmente está lotado no Cartório Eleitoral da 40º Zona Eleitoral, em Delmiro Gouveia, Sertão Alagoano. O ator conta que é desafiador se dividir entre as duas ocupações, mas é gratificante. “Muitas vezes é cansativo, mas fazer algo que se gosta é recompensador. Acho que todos nós precisamos de algo para dar sentido à vida. No meu caso, tive a sorte de encontrar esse sentido com o teatro e o cinema”, conta.
Em 2022 Igor participou de uma minissérie produzida pela Cinemascópio, produtora do Kleber Mendonça Filho, também responsável pela produção do longa “O Agente Secreto”, sediada em Recife-PE. “Um dos diretores da minissérie, Leonardo Lacca, gostou do meu trabalho e quando os testes para o “Agente Secreto” começaram, ele me indicou. O teste não foi tão bom, mas acho que o trabalho na minissérie havia deixado uma boa impressão e acabei sendo convidado para participar do filme”.
Participação em “O Agente Secreto”
Igor conta que sua participação no longa de Kléber foi muito importante para ele. “Kleber Mendonça Filho é um dos cineastas brasileiros mais reconhecidos atualmente. Seus filmes sempre têm uma identidade forte e costumam abordar temas tipicamente brasileiros, mas com alcance universal. Foi a primeira vez que fiz um projeto dessa proporção, com uma distribuição em salas de cinema de todo o país e também no exterior. A repercussão do filme está sendo muito grande nos festivais por onde passa e o público também parece estar gostando. Fiquei muito feliz e orgulhoso por ter participado”, relata.
E complementa: “Queria aproveitar o espaço para convidar todos os colegas, servidores, magistrados e colaboradores, a assistirem ao “Agente Secreto” nos cinemas. É, principalmente, um filme sobre a nossa memória (ou, quem sabe, sobre a falta dela) e sobre o que não podemos esquecer enquanto brasileiros. Apesar de se passar nos anos 70, a história revela um Brasil bastante atual e que ainda não aprendeu a lidar com seu passado. O filme tem muito humor, ação, drama e, também, uma pitada de fantasia, uma mistura de elementos que, ao menos para mim, despertou o desejo de assistir ao filme novamente. Para os que resolverem assistir, espero que tenham uma boa experiência e aproveitem a história”.
“O Agente Secreto” está em cartaz nos cinemas de Maceió, com sessões nos shoppings Pátio, Parque e Maceió Shopping, além de sessões quase diárias no Cine Arte Pajuçara.
