Hospital da Cidade mobiliza força-tarefa pela saúde da mulher em Maceió
O Hospital da Cidade, primeiro hospital municipal da história de Maceió, está promovendo uma importante mobilização voltada à saúde da mulher. Nos dias 18 e 19 de outubro, cerca de 600 mulheres da capital alagoana foram atendidas com exames gratuitos de ultrassonografia, incluindo mama, abdômen e pelve.
A força-tarefa, que tem como foco a prevenção e o diagnóstico precoce, retorna nos dias 25 e 26, com outros 600 exames já agendados. A ação atende exclusivamente pacientes reguladas pelo sistema Pronto, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió.
A iniciativa reforça o papel social do Hospital da Cidade como um marco na rede pública de saúde do município de Maceió. “Essa mobilização reforça o compromisso do Hospital da Cidade com uma saúde pública de qualidade, humanizada e acessível. Nosso objetivo é garantir que as mulheres de Maceió tenham acesso não apenas aos exames, mas também à informação, à prevenção e ao cuidado integral. Estamos muito felizes com o impacto dessa ação e seguiremos trabalhando para ampliar esse alcance. Cada mulher atendida representa um passo importante na construção de uma rede de saúde mais justa e acolhedora para todos”, destacou Camila Porciúcula, diretora-presidente do Maceió Saúde, instituição responsável pela gestão do Hospital da Cidade.
A paciente Geane Cristina, moradora do bairro Ponta Grossa, foi uma das beneficiadas, no último sábado (19). Ela destacou a qualidade do atendimento. “Eu me surpreendi de forma muito positiva. As pessoas foram extremamente cuidadosas e atenciosas durante todo o atendimento. Me senti acolhida e segura. É muito importante ter esse olhar voltado para a saúde da mulher, e ações como essa fazem toda a diferença. Parabéns a todos os envolvidos”, afirmou.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o câncer de mama, quando identificado precocemente, pode ter até 95% de chance de cura. O câncer do colo do útero, responsável por mais de 17 mil novos casos anuais no Brasil, pode ser prevenido com a vacina contra o HPV, indicada para meninas e meninos de 9 a 14 anos, e com a realização regular do exame preventivo, recomendado para mulheres de 25 a 64 anos, a cada três anos.
O Hospital da Cidade é administrado pelo Maceió Saúde, organização social sem fins lucrativos voltada à modernização e à eficiência na gestão das unidades municipais de saúde. A instituição atua com foco em boas práticas de governança e qualidade na assistência prestada à população de Maceió, sendo responsável por implantar processos que integram inovação, cuidado e gestão eficiente.