Governo Federal reconhece situação de emergência em cidades de AL afetadas pela chuva
O Governo Federal reconheceu a situação de emergência em ao menos sete municípios de Alagoas afetados pela chuva que atinge o estado há dias. O decreto assinado neste domingo (9) pelo Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, foi divulgado pelo governador Paulo Dantas (MDB) nas redes sociais.
O reconhecimento é importante porque possibilita a esses municípios receberem repasse de verba do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para obras de reconstrução e reparo de danos provocados pela chuva.
As cidades que tiveram situação de emergência reconhecida pelo governo federal foram as seguintes:
Atalaia, Barra de São Miguel, Branquinha, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Flexeiras, Ibateguara, Jacuípe, Joaquim Gomes, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Murici, Paulo Jacinto, Paripueira, Pilar, Quebrangulo, Rio Largo, São José da Laje, Santana do Mundaú, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Milagres, União dos Palmares, Cajueiro, Capela, Marechal Deodoro, Penedo, São Miguel dos Campos, Satuba e Viçosa.O Governo do Estado já tinha decretado situação de emergência nestas cidades e em outras 22. Em diversas regiões houve transbordamento de rios e inundações.
Em todo o estado há mais de 23 mil pessoas desabrigadas e desalojadas. Mananciais utilizados para captação e abastecimento de água em 14 municípios da Zona da Mata e do Litoral de Alagoas foram afetados pelas fortes chuvas.
Ainda há previsão de chuva em boa parte do estado. 73 cidades estão sob aviso meteorológico até segunda-feira (10), podendo ser renovado.