Siga

Receba atualizações

Paralelo

Por Assessoria •

Governador anuncia vacinação para maiores de 32 anos e antecipação da 2ª dose para profissionais da Educação

Com a chegada de 186.580 doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer, Alagoas vai ampliar a vacinação para pessoas com 32 anos e antecipar a segunda dose para professores e profissionais da educação. O anúncio foi feito pelo governador Renan Filho, por meio de suas redes sociais, na noite desta terça-feira (27).


“Com 186 mil doses de vacina contra a Covid-19 que recebemos hoje vamos imunizar alagoanos com 32 anos ou mais. Além disso, vamos antecipar a segunda dose para professores e profissionais da educação a fim de realizarmos retorno às aulas presenciais com todos vacinados”, disse Renan Filho.


A primeira remessa recebida nesta terça-feira (27) é composta por 152.650 doses das vacinas CoronaVac e AstraZeneca. Nesta quarta-feira (28), o Estado vai receber mais 33.930 doses do imunizante Pfizer, totalizando 186.580 doses enviadas pelo Ministério da Saúde (MS). A distribuição para os municípios deve ser iniciada ainda nesta quarta-feira.

Com esse novo lote, a Campanha de Vacinação contra o novo coronavírus deve acelerar, já que essa foi a maior remessa recebida até agora pelo Estado. Após a chegada, os imunizantes têm a temperatura aferida, são contabilizados e armazenados na sede do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).


A retirada das vacinas por parte das Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) acontece somente depois que o PNI realizar o cadastro dos imunizantes. Para fazer a retirada, as SMSs devem realizar solicitação pelo Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) e marcar agendamento prévio nas Centrais de Distribuição. Na Central de Arapiraca, o agendamento deve ser feito pelo e-mail [email protected] Já para a retirada na Central de Maceió, o agendamento deve ocorrer pelo e-mail: [email protected]


Até agora, Alagoas recebeu do Ministério da Saúde 2.426.360 doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen, e distribuiu 1.914.492 doses para os 102 municípios. Desde o início da Campanha Estadual de Vacinação em Alagoas, em 19 de janeiro deste ano, foram aplicadas 1.745.310 doses. Deste total, 1.246.888 pessoas tomaram a primeira dose (D1) e 498.422 já foram imunizadas com a segunda dose (D2) e dose única (DU).

Jana Braga