Siga

Receba atualizações

Paralelo

Por Assessoria •

Encontro das Mulheres do Agro deve reunir mais de 1.500 produtoras rurais em Maceió

Fortalecer o protagonismo e a representatividade feminina no campo é o objetivo central do 3º Encontro Estadual das Mulheres do Agro em Alagoas, que acontece no próximo dia 27 de outubro, das 8h às 14h, no Espaço Fábrica de Eventos, em Jaraguá, Maceió. O evento vai reunir lideranças, empreendedoras e produtoras rurais e já conta com cerca de 1.500 participantes inscritas.

Promovido pela Comissão das Mulheres do Agro de Alagoas, o encontro se consolida como um espaço de aprendizado, integração e visibilidade para iniciativas lideradas por mulheres em diferentes cadeias produtivas do nosso estado. “Trata-se de um evento local que cumpre uma diretriz nacional da CNA, junto às federações de todo país, que incentiva a participação feminina no campo”, informou Juliana Almeida, diretora do Sebrae,  integrante e representante da comissão junto à CNA. 

Criada para ampliar a participação da mulher no setor agropecuário, a comissão é uma iniciativa do Sistema Faeal/Senar e atua com o propósito de valorizar as mulheres do agro, estimular o empreendedorismo e a inovação no campo, além de incentivar a liderança e a participação ativa em sindicatos, associações e na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas. 

Nos últimos anos, Alagoas tem registrado avanços significativos, com o crescimento da presença feminina em cursos e capacitações do Senar, a participação em fóruns nacionais e o fortalecimento de redes de apoio e trocas de experiências entre produtoras e empreendedoras. A comissão realiza encontros o ano inteiro, em municípios de todas as regiões do estado.

“Nosso objetivo é criar uma rede cada vez mais forte, levando informação, conhecimento e capacitação nesses encontros que respeitam uma agenda definida no início de cada ano, que culmina com esse grande evento da próxima segunda-feira”, afirmou a presidente da Comissão das Mulheres do Agro de Alagoas, Morgana Tavares. 

Programação diversificada

O encontro terá palestras, painéis e pitches de produtoras rurais, destacando trajetórias que representam a força e a diversidade das mulheres no agro. Entre os destaques da programação estão: “Made in Alagoas”, com Gabriela e Isabela Carneiro, mostrando como o empreendedorismo pode agregar valor à produção local e fortalecer a identidade alagoana.

A empreendedora e doceira conhecida em todo Brasil, Mazé Lima, traz a palestra  “Agridoce: o sabor de empreender com as próprias mãos”, onde compartilha sua trajetória de superação e transformação por meio do trabalho no campo. Uma experiência exitosa da força feminina em Alagoas será retratada na palestra “Mulheres no Comando”, com a operadora de máquinas da Usina Caeté, Lumara Rosendo, ressaltando sua presença em uma área tradicionalmente ocupada por homens, como a operação de máquinas pesadas.

A palestra “Mulheres no Campo: Novas Vozes do Agro”, traz pela primeira vez a Alagoas a produtora rural Lígia Pedrini, do Mato Grosso, abordando comunicação, representatividade e inovação feminina no setor. A programação também contará com um painel formado por lideranças femininas do agro, reunindo representantes de outras federações estaduais e da CNA, fortalecendo a integração de Alagoas com iniciativas de todo o país.

As organizadoras destacam ainda uma novidade deste ano: os pitchs com produtoras rurais alagoanas, que permitirá que agricultoras e empreendedoras rurais apresentem seus negócios e mostrem, na prática, o impacto do protagonismo feminino no desenvolvimento do agro.

Mulheres que inspiram

Para a Comissão das Mulheres do Agro, o encontro reforça o papel de Alagoas como um estado que reconhece e incentiva a participação feminina no agronegócio. “O evento é uma oportunidade para dar visibilidade a histórias reais de mulheres que transformam sua realidade, inspiram outras e mostram que o campo é também um espaço de liderança e inovação feminina”, destacou Juliana Almeida. 

A iniciativa, ressalta a presidente Morgana Tavares, é uma realização da Faeal, com apoio da CNA, do Senar e do Sebrae, que atuam em conjunto para fortalecer o desenvolvimento do setor agropecuário com inclusão, capacitação e geração de oportunidades. “Formamos um ecossistema poderoso, já que a maioria dessas mulheres tem múltiplas jornadas e hoje são responsáveis pela dinamização do agronegócio alagoano”, concluiu. 

Jana Braga