Eleitores com deficiência física podem solicitar transferência para sessões especiais
Pouca gente sabe, mas os eleitores com qualquer tipo de deficiência física podem votar em seções especiais, preparadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) para recepcionar adequadamente os mais de 11.850 eleitores com necessidades especiais. As condições estruturais nos locais de votação e a recepção dos eleitores são os grandes diferenciais das 124 seções especiais em Alagoas.
“As seções com acessibilidade possuem infraestrutura adaptada para facilitar ao máximo o exercício do voto, não sendo, porém, exclusivas para o público com limitações físicas. A Justiça Eleitoral disponibiliza, ainda, urnas eletrônicas com sistema de áudio e teclado em braille. É importante que os eleitores com necessidades especiais se antecipem e façam essa transferência para evitar possíveis transtornos próximo do período eleitoral do ano que vem”, elucidou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo.
A Justiça Eleitoral de Alagoas possui uma Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade que organiza várias ações objetivando a inclusão desses eleitores especiais.“Temos certeza que há muito mais gente com qualquer tipo de necessidade especial que não solicitou a transferência ou simplesmente não declarou na hora do cadastro. É esse público que queremos motivar a efetivarem a transferência o quanto antes”, alertou o presidente do TRE/AL.