Siga

Receba atualizações

Paralelo

Por Assessoria •

Eleito pelo Quinto Constitucional, Fábio Ferrario assume cargo de desembargador

Eleito pelo critério do Quinto Constitucional, o advogado de carreira Fábio Costa de Almeida Ferrario tomou posse, nesta segunda-feira (25), como desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). Fábio Ferrario teve maioria de votos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Alagoas (OAB/AL) para compor a lista sêxtupla, foi o mais votado pelo Pleno do Tribunal para integrar a lista tríplice e, no dia 16 de julho, foi nomeado para o cargo pelo governador Paulo Dantas.  

O presidente do TJAL, Klever Loureiro, destacou que o novo integrante da magistratura é um jurista competente e ético, que fortalecerá o Poder Judiciário de Alagoas. O desembargador também destacou o momento histórico vivido pelo Tribunal, que em sua gestão pôde dar posse a quatro novos membros. 

“O desembargador Fábio Ferrario preenche todos os requisitos. É um jurista de escol, uma pessoa bem relacionada, que vem agregar e deixar mais forte essa Corte e democraticamente, porque ele foi eleito por quase 50% dos votos da OAB/AL, pelo Quinto Constitucional, e 100% da votação aqui do TJAL. Foi um trunfo imensurável, reconhecendo também que os que compuseram as listas têm os seus valores, mas tinha que ser escolhido um, então foi ele”, comentou o presidente.

Governador do Estado, Paulo Dantas, falou sobre a dificuldade de escolher entre os nomes indicados pela OAB/AL e pelo Pleno para o cargo de desembargador do TJAL devido à qualidade e experiência de todos que compuseram as listas. Ele destacou a grande responsabilidade de Fábio Ferrario por ter sido eleito democraticamente para representar os advogados junto ao Tribunal. 

“Ele tem experiência jurídica, é estudioso, preparado, equilibrado e demonstrou isso ao longo de sua atividade. Todos aqui em Alagoas o conhecem. Além disso, ele foi o mais votado pelos advogados, obtendo 1.756 votos. Quando a lista sêxtupla chegou no TJAL, ele também foi o mais votado, obteve os 17 votos dos desembargadores. E a lista tríplice foi encaminhada para o governador e escolhi o nome do Fábio Ferrario por tudo isso que disse”, justificou o governador.

O advogado Vagner Paes, presidente da OAB/AL, contou que com a posse do antigo colega de classe espera que a advocacia possa ser enaltecida, havendo mais respeito às prerrogativas, trazendo mais pluralidade ao TJAL, novo oxigênio para somar esforços e aprimorar ainda mais o sistema de justiça de Alagoas. 

“A advocacia é a voz constitucional do cidadão, então toda vez que a gente pede para ser ouvido é para levar aquela angústia do cidadão ou cidadã até o Tribunal. Não se chega até a Justiça sem advocacia, então não há Justiça, não há cidadania, não há democracia sem a advocacia e a OAB/AL tem esse papel institucional de lutar pela vanguarda de direitos fundamentais e garantir o pleno acesso à Justiça”, informou.

Ministros do STJ 

Ingresso na magistratura de Alagoas em 2002, também pelo Quinto Constitucional para representar a classe dos advogados, e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde 2006, o atual presidente da Corte Superior, Humberto Martins, falou sobre sua alegria em participar da posse do desembargador Fábio Ferrario, que atuou por mais de 30 anos na advocacia.

Jana Braga