Delegado Leonam denuncia uso indevido da PM para reprimir manifestação de policiais civis
Durante sessão plenária nesta quarta-feira, 14, o deputado Delegado Leonam (União Brasil) criticou a atuação do Governo do Estado por utilizar o aparato policial - incluindo viaturas e a equipe de gerenciamento de crise da Polícia Militar - para conter uma manifestação de policiais civis. A mobilização ocorreu em frente à sede da Procuradoria-Geral do Estado e reivindicava o pagamento da majoração salarial da categoria.
Delegado Leonam comparou a ação do Governo na repressão à manifestação com a escassez de recursos nas ruas. “Enquanto diversos bairros do Estado e de Maceió estão carentes de viaturas para inibir a criminalidade, vimos hoje o uso exagerado da força policial contra uma manifestação justa e legítima", completou. O parlamentar citou como exemplo recente o caso do sargento reformado Cícero Irineu, baleado por criminosos. "Para situações como essa, não há viaturas disponíveis. Mas, para conter policiais civis que pleiteiam um direito já reconhecido, o Governo mobiliza um grande aparato", criticou.
O deputado também reforçou que a majoração salarial exigida pelos policiais civis já é respaldada tanto administrativa quanto judicialmente, e cobrou uma postura mais sensata do governador Paulo Dantas. “Estamos aqui para pedir que o governador tome as rédeas da situação de forma coerente e responsável", disse.
Por fim, Leonam defendeu que o Estado cumpra com o que é de direito da categoria. “Hoje, os policiais civis trabalham 40 horas semanais ou até mais, mas recebem por apenas 30 horas. É justo que os valores sejam corrigidos e que, daqui em diante, eles recebam o que merecem”, concluiu.