Corredor ecológico de Arapiraca é referência no Nordeste com área de 38,9 hectares
A paisagem de Arapiraca possui um corredor ecológico com 2,2 km de extensão, o que corresponde a 38,9 hectares de vegetação nativa, na área central da cidade.
Esses espaços verdes têm promovido qualidade ambiental e papel importante para a proteção dos mananciais e a redução dos impactos provocados pela ação do homem na natureza.
O corredor ecológico, que abrange o Bosque das Arapiracas, com 10,2 hectares, e a extensão até a Marginal do Riacho Piauí, com 28,7 hectares, coloca a cidade como referência em toda a Região Nordeste.
As áreas verdes já registram um crescimento de 60% nos últimos dez anos, conforme dados recentes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.
O município tem o seu território composto de 30% pelo bioma da Mata Atlântica e 70% pelo Bioma da Caatinga. Entre os tipos mais comuns no corredor ecológico estão os ipês, pau-ferro, barriguda, sabiá, oiti, craibeira, pata de vaca, jacarandá, e a árvore símbolo Arapiraca, entre outras espécies.
O planejamento urbano e a defesa dos seus mananciais levaram Arapiraca conquistar, pelo segundo ano consecutivo, o reconhecimento nacional pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbanização (SBAU), com o selo “Cidade Amiga das Árvores”, e outro importante reconhecimento: o Tree Cities of the World, um programa internacional liderado pela Fundação Arbor Day e pela Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO/ONU).
As duas instituições ambientais observaram que Arapiraca avançou na arborização de seus espaços públicos, com o plantio de 50 mil árvores desde o ano de 2021 até os dias atuais.
APA Jurema e Viveiro Municipal
A Área Verde Dom Constantino Lüers, nos bairros Itapoã e Novo Horizonte, o Lago da Perucaba, e a recém-criada Área de Proteção Ambiental (APA) Jurema, com 245 hectares, entre os bairros Olho d’Água dos Cazuzinhas e João Paulo II, é a primeira unidade de conservação ambiental da cidade e representa um marco para a proteção ambiental do município.
Implantado no ano de 2022, o Viveiro Municipal já produziu mais de 45 mil mudas, entre espécies nativas, exóticas e frutíferas, contribuindo para o fortalecimento do Projeto Arapiraca Mais Verde.
O espaço recebe, periodicamente, a visita de caravanas de estudantes de escolas das redes pública e particular de ensino de Arapiraca e de outras cidades alagoanas.
Entre as ações realizadas pelo município, na gestão do prefeito Luciano Barbosa, nos últimos anos, destacam-se a criação de programas como o Arapiraca Verde, iniciado em 2021 junto ao Viveiro Municipal Fiscal José Raimundo, responsável pelo plantio direto de 50 mil árvores; o Arborômetro, ferramenta que contabiliza o saldo de árvores plantas e suprimidas, e que atua como banco de dados para controle da diversidade de espécies; fitossanidade em árvores de logradouros e espaços públicos; e Programas de Educação Ambiental com escolas das redes pública e privada do município, além da realização de eventos, campanhas educativas e iniciativas que incentivem a conscientização ambiental nas escolas, creches e em toda a sociedade.
