Siga

Receba atualizações

Paralelo

Por Assessoria •

Comissão de moradores se reúne com presidente Galba Neto para mediar solução de problemas na comunidade

A situação de abandono do conjunto Osman Loureiro, no Clima Bom, foi tema de uma ampla reunião entre uma comissão de moradores e o presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, Galba Neto (MDB). O grupo apresentou um breve relato sobre as solicitações que já foram encaminhadas para diversas secretarias da estrutura municipal. O encontro com o parlamentar foi uma maneira de deixar ainda mais articulada as ações que devem ser encaminhadas nos próximos meses e pedir sua mediação.

Segundo o presidente a iniciativa do grupo foi louvável porque demostra preocupação com a comunidade, já que incluem ações urbanísticas e que facilitarão a segurança que no momento é feita pela Base Comunitária. Para Galba,  o mais importante é que o local permaneça garantindo a sua função social como equipamento público, mas com a qualidade que a população merece, uma vez que a praça do conjunto atende também a moradores de outras localidades do entorno.

"Vamos conversar diretamente com os secretários para viabilizar essas demandas dentro de uma ordem de prioridade. A partir da próxima semana já iremos manter esses contatos para darmos o primeiro passo, para irmos amadurecendo e avançarmos para os próximos pontos da pauta que foi extensa", explicou Galba.

Como encontro ocorreu após as visitas aos diversos setores foi repassado em forma de ofício todas as demandas ligadas à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Superintendência de Energia e Iluminação Pública (Sima),  Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). 

As demandas são as mais diversas e oriundas de anos de descaso na área estrutural, limpeza e conservação urbana, iluminação pública, depredação do patrimônio além do abandono. Recentemente a ocupação desordenada por pequenos comerciantes também acabou se tornando um problema, que pode ser solucionado com a ação fiscalizadora dos órgãos, assim como a padronização dos espaços. 

O grupo também detectou problemas ligados a estrutura estadual como a  Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj). Todo o levantamento foi feito com o apoio dos moradores e também com militares da Base Comunitária, entre os quais o sargento Rômulo e a Soldado Vanessa. Ambos estiveram presentes no encontro na Presidência da Câmara de Vereadores com a comissão dos moradores: Eva Rodrigues, Eliane Araújo, Augusto e Lamartine Jerônimo.

Como a praça do conjunto é o único espaço de convivência da região do Clima Bom ela atende não só os moradores da área, mas também dos conjuntos Colibri, Rosane Collor, loteamento Gurguri entre outros. 

Jana Braga