Siga

Receba atualizações

Paralelo

Por Assessoria •

Começa a 3ª edição da Taça das Grotas; competição prossegue até 19 de novembro

Promovida pela Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), a 3ª edição da Taça das Grotas foi aberta na noite de quinta-feira (10). A solenidade aconteceu no Estádio Rei Pelé, bairro do Trapiche, em Maceió, com a presença do governador Renan Filho. A competição reúne 32 equipes de futebol e 640 atletas. O torneio prossegue até 19 de novembro.


Renan Filho destacou que a Taça é voltada às comunidades atendidas pelo Programa “Vida Nova Nas Grotas”, desenvolvido pelo Governo de Alagoas, em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).


“São 32 grotas que possuem times aqui hoje e que o Estado já fez investimentos lá, melhorando a vida das pessoas, levando obras de infraestrutura como escadarias, pontilhões, áreas para o convívio, iluminação, quadras esportivas, ou seja, um programa que leva dignidade à vida dos moradores”, disse o Governador.

Durante a solenidade, foram entregues uniformes personalizados aos atletas. Duas partidas marcaram a abertura da competição. A equipe da Grota Senhor do Bomfim empatou com a Grota Santa Rosa de Lima pelo placar de 1 a 1, mas venceu nos pênaltis: 2 a 1. No outro jogo, a Grota do Cardoso superou a Grota Eldorado no tempo normal. Placar: 1 a 0. As demais partidas serão realizadas no Sesi Cambona e no Estádio Sete de Setembro.


Da primeira edição do torneio, em 2017, para a disputa deste ano, o número de equipes dobrou, passando de 16 para 32, bem como o de atletas, que foi de 320 para 640. 

“Não teria propósito para o Governo do Estado, através da Selaj, desenvolver o esporte se não fosse para a garotada e para a juventude que mais precisam de atenção e de cuidados por parte do poder público”, afirmou a secretária de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, Cláudia Petuba, presente à solenidade de abertura.


Renan Filho lembrou que o Programa Vida Nova nas Grotas foi um dos vencedores do concurso Governarte: A Arte do Bom Governo – Prêmio Eduardo Campos concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).


A premiação foi entregue ao secretário de Estado do Transporte e do Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, durante a Reunião Anual da Rede de Governo Eletrônico da América Latina e Caribe (GEALC) realizada no início do mês em Buenos Aires, na Argentina. Mosart também prestigiou a solenidade de abertura da Taça das Grotas.

O Programa Vida Nova nas Grotas constitui-se como um guarda-chuva para projetos, planos e ações caracterizados por foco nas populações mais vulneráveis de Maceió, incluindo intervenções urbanas e territoriais que buscam a diminuição de desigualdades espaciais e de acesso a serviços.


Trata-se de uma plataforma de ações de diversas secretarias de Estado, dentre as quais a de Infraestrutura (Seinfra) e de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand). Além do ONU-Habitat, o Governo de Alagoas também firmou parcerias no âmbito do Programa com o Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU-AL) e o Movimento Comunitário de Humanização das Grotas.

Prestigiaram, ainda, a solenidade de abertura da Taça das Grotas o presidente da Federação Alagoana de Futebol, Felipe Feijó; o secretário executivo do Esporte, Lazer e Juventude, Charles Hebert; a secretária executiva de gestão interna, Morgana Tavares; os vereadores por Maceió Francisco Sales e Ana Hora; o representante do Movimento de Humanização das Grotas, Róbson Lima, o “Robinho”; e o vice-presidente da CBF, Gustavo Feijó.  

Jana Braga