Siga

Receba atualizações

Paralelo

Por Assessoria •

Combate à Corrupção será tema central de mais uma edição do Fórum de Compliance e Integridade

Para marcar o Dia Internacional Contra a Corrupção, celebrado em 9 de dezembro, a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) realizará a 6ª edição do Fórum de Compliance e Integridade, debatendo sobre a luta contra a corrupção e a impunidade no Brasil. O evento ocorrerá em parceria com a Controladoria Geral do Estado (CGE), a partir das 9h, no Espaço de Eventos do Jatiúca Hotel Resort, em Maceió.


A programação contará com quatro palestras. Com a temática “Risco Comportamental - Já pensou em contratar o caráter e treinar as habilidades? Conheça as ferramentas que predizem o comportamento humano”, Alessandra Costa – coach e com especialização em Gestão de Pessoas – vai apresentar a missão do IPRC - Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental – o qual é Co Fundadora, que tem como objetivo desenvolver profissionais para serem Especialistas do Risco Comportamental.


“O pentágono da fraude e o PIR, que mostra o perfil do fraudador e do assediador, as características e como as organizações podem conhecer os gatilhos comportamentais destes profissionais, combater e predizer o comportamento para mitigar os riscos serão os focos da nossa apresentação”, explica Alessandra Costa.


O Sócio Líder da prática de Compliance e Líder da Indústria de Building & Construction KPMG no Brasil, Emerson Melo, também é um dos convidados para o evento, que traz como tema da palestra “O Perfil do Compliance no Brasil e em Alagoas”.

Outro nome de peso que estará na programação do evento é do Procurador Geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça, que tem forte atuação à frente do Ministério Público Estadual, com palestra sobre "Importância da cooperação entre órgãos de controle na prevenção e no combate à corrupção".

E para encerrar a programação, o Fórum contará com a palestra do vice-residente do Observatório Social do Brasil, Pedro Gabril Kenne, com a temática “O Observatório Social como Instrumento de Prevenção e Combate à Corrupção”.

Campanha contra a corrupção

O evento também será marcado pelo lançamento de duas campanhas contra a corrupção pela CGE e Secretaria da Fazenda de Alagoas. O assessor especial de Ética e Compliance da Sefaz-AL, Rodrigo Miranda, explica que a campanha “Eu não sabia que era corrupção”, idealizada pelo órgão, visa mostrar para servidores e sociedade que pequenas ações, indicam uma conduta inadequada no ambiente de trabalho.


“Essa campanha tem o intuito de esclarecer pontos mais sutis sobre a prática corrupta e abordar questões que muitas vezes não são relacionadas com o termo corrupção, por serem ações menores, mas que, mesmo assim, indicam uma conduta inadequada”, explica o assessor especial de Ética e Compliance, Rodrigo Miranda.

Os interessados em participar devem realizar a inscrição através do link https://doity.com.br/vi-forum-de-compliance-e-integridade até a próxima sexta-feira (6), e entregar, no dia do evento, um quilo de alimento não-perecível, que será doado para as instituições cadastradas no programa Nota Fiscal Cidadã.

Sobre o fórum

O Fórum de Compliance e Integridade acontece mensalmente, contando com a presença de especialistas da área de todo o Brasil. A ideia é debater conceitos de conformidade com leis e regulamentos externos e internos voltados ao setor público, além do fomento às condutas éticas.

Jana Braga