Siga

Receba atualizações

Paralelo

Por Assessoria •

Com mais de 700 mil atendimentos, Corujão da Saúde garante assistência em horário estendido

Promover assistência e cuidado à população é um dos pilares da Prefeitura de Maceió. E isso pode ser contemplado através das diversas iniciativas da gestão na área da saúde pública, a exemplo do Corujão da Saúde. Com quatro anos de funcionamento, o Corujão da Saúde é um programa incluído em 24 unidades de saúde, espalhadas pela cidade, atendendo os maceioenses em horário estendido, das 17h às 21h, de segunda a sexta-feira.

Desde a sua implantação, em 2021, o Corujão da Saúde já realizou 708.751 atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), oportunizando atendimento àqueles que não conseguem ir até a unidade para realizar uma consulta ou exame dentro do horário comercial.

De acordo com o secretário da Saúde de Maceió, Claydson Moura, o programa foi pensado para garantir acesso aos serviços de saúde às pessoas que não podem se dirigir até a unidade durante o dia, em razão do trabalho ou outras atividades.

“O Corujão beneficia principalmente aquele cidadão ou cidadã que trabalha o dia inteiro e não consegue se ausentar do serviço para cuidar da saúde. Com isso, não há o porquê em se preocupar, pensamos nesse programa para dar acesso a quem mais precisa e garantir atendimento a todos, até mesmo em horário noturno”, destacou.

Valdice Muniz é usuária da Unidade de Saúde da Família (USF) Durval Cortez e se sente grata pela oportunidade de usufruir dos serviços no horário estendido. Sem poder ir ao ao posto de saúde durante o dia devido ao trabalho, hoje, ela consegue comparecer à unidade para realizar um atendimento.

“O Corujão da Saúde tem sido muito importante para nós. Tem beneficiado muitas pessoas que trabalham durante o dia ou não têm tempo de ir ao médico. Quando saio do trabalho, por exemplo, vou direto para unidade receber atendimento”, afirmou a usuária.

Serviços disponíveis

O Corujão de Saúde dispõe de serviços como consultas médicas, vacinação, pré-natal e testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C e gravidez. Além disso, conta com atendimentos odontológicos, consultas de enfermagem, puericultura, dispensação de medicamentos, aferição de pressão arterial, medição de glicemia, acompanhamento de hipertensos e diabéticos, e atendimentos preventivos em hanseníase e tuberculose.

Os serviços acontecem por demanda espontânea, para ter acesso basta comparecer à uma unidade que tenha o Corujão da Saúde, munidos de Cartão SUS e documento com foto.

Unidades com Corujão da Saúde:

-UBS Maria da Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica);

-UBS Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes);

-UBS Hamilton Falcão (Benedito Bentes);

-UBS José Tenório (Serraria);

-UBS Durval Cortez (Prado);

-UBS Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra);

-UBS Antônio de Pádua (Petrópolis);

-UBS José Guedes de Farias (Santa Amélia);

-UBS Djalma Loureiro (Clima Bom);

-UBS Aliomar Almeida Lins (Benedito Bentes);

-USF Jorge David Nasser (Ipioca);

-USF Vanderli Maria de Andrade (Riacho Doce);

-UBS Jardim São Francisco (Levada);

-UBS Felício Napoleão (Jacintinho);

-URS Jorge Duarte Quintella Cavalcanti (Graciliano Ramos);

-URS Walter de Moura Lima (Santa Amélia);

-URS Ib Gatto Falcão (Tabuleiro do Martins);

-UBS João Macário (Santos Dumont);

-UDA Divaldo Suruagy (Barro Duro);

-USF João Sampaio (Tabuleiro do Martins);

-UBS José de Araújo Silva (Jacintinho);

-UBS Hélvio Auto (Trapiche da Barra);

-UBS Roland Simon (Vergel);

-UBS Geraldo Melo (Bom Parto).

Jana Braga