Siga

Receba atualizações

Paralelo

Por Assessoria •

Casa da Mulher discute diversidade e gênero com mulheres em situação de violência

A Casa da Mulher Alagoana promoveu, nesta quinta-feira (11), mais uma reunião do grupo de convivência com mulheres em situação de violência. As convidadas do encontro foram as assistidas do Centro de Defesa dos Direitos das Mulheres (CDDM), que discutiram sobre diversidade e gênero com a professora Elvira Barreto, palestrante convidada.

Maria José Felix é assistida e voluntária no CDDM. Ela conta que sofreu violência doméstica e encontrou na ONG e em rodas de conversa como o grupo de convivência da Casa, a força que precisava para dar a volta por cima.

“Mulheres são como formigas, sozinhas parecem fracas, mas juntas derrubam uma árvore. E são nessas reuniões em grupo que nos empoderamos, nos acolhemos e damos força umas às outras para que juntas, a gente consiga sair do ciclo de violência”, destacou.

Paula Lopes, coordenadora da instituição, destacou a importância das rodas de conversa para promover discussão de temas relevantes sobre violência doméstica e empoderamento feminino, incentivando mais mulheres a romperem o ciclo do abuso.

“Para a gente é muito importante proporcionar um momento como esse trazendo convidadas, antigas e novas assistidas da Casa da Mulher para que elas possam discutir, através de rodas de conversa e rodas de empoderamento, questões tão importantes para essa mudança de vida”, pontuou.

Roda de conversa

A facilitadora da reunião do grupo de convivência desta semana foi a professora pesquisadora da Universidade Federal Alagoas (UFAL) e ativista feminista Elvira Barreto. No encontro ela discutiu sobre gênero, desigualdades e diversidade  levantou o questionamento: ‘onde estão as mulheres?’

Ela compartilhou com as mulheres presentes suas experiências e seu conhecimento na área de militância pelos direitos da mulher. 

“Fui convidada a compartilhar possibilidades de pensar sobre os lugares que as mulheres estão ocupando na história e desvelar possibilidades de se auto reconhecer como uma pessoa que faz história”, disse.

As assistentes sociais Ellen Sabrina, Laíse Leal, Laíse; a psicóloga Karla Alvarenga, a ouvidora da Casa, Emanuelle Melo e a recepcionista Lícia Rotandaro participaram do encontro.

Grupos de convivência

As reuniões do grupo de convivência da Casa da Mulher Alagoana acontece todas as quintas-feiras e reúne mulheres em situação de violência doméstica e familiar para discutir temas relacionados à violência, direitos e empoderamento das mulheres, para fazer com que essa mulher saia do ciclo de violência.

Os encontros acontecem no formato de rodas de conversa e toda semana conta com a presença de diferentes palestrantes. 

Jana Braga