Siga

Receba atualizações

Paralelo

Por Assessoria •

Cabo Bebeto denuncia racionamento de insulina para diabéticos na Saúde do estado

Em pronunciamento durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 11, o deputado Cabo Bebeto (PL) apresentou novas denúncias contra a Secretaria de Estado da Saúde, relatando racionamento e falta de insulina para pacientes diabéticos tipo 1 no Centro Estadual de Atenção Farmacêutica (CEAF). "Pacientes diabéticos tipo 1 relataram problemas constantes de falta de medicamento no CEAF, antiga Farmex", afirmou o parlamentar.

"Diabético tipo 1 nasce sem produção de insulina e precisa do medicamento diariamente para não morrer. Utilizam dois tipos: ação prolongada e rápida. Quando não faltam ambas, o CEAF oferece apenas um tipo. Para 2025, está fazendo racionamento: insulina de ação prolongada está sendo liberada para apenas 15 dias, e a de ação rápida está em falta", disse Cabo Bebeto. O deputado encerrou com críticas à gestão da pasta: "Não é falta de dinheiro, mas desprezo pela saúde de quem mais precisa".

Cabo Bebeto reafirmou seu papel de fiscalizador estadual, além de propor uma visita conjunta a hospitais da rede estadual e municipal de Maceió, para verificar as condições reais da saúde pública. "Fui às obras do Hospital do Idoso e estão atrasadas. Escolha um dia para irmos ao Hospital Geral do Estado (HGE) e eu escolho um dia para irmos ao Hospital da Cidade. Vamos ver onde o cidadão prefere ser atendido", sugeriu Cabo Bebeto.

Ao final, o presidente Marcelo Victor defendeu o investimento em saúde básica e preventiva como solução estrutural para os problemas do setor. "Para evitar internações, precisamos de saúde básica, prevenção e cuidados com doenças crônicas - cardíacas, vasculares, diabetes", disse ele, lembrando que esse é um modelo colocado em prática há muito tempo na Europa.

Jana Braga