Siga

Receba atualizações

Paralelo

Por Assessoria •

Audiência pública debaterá terceirização do SUS na capital

Proposta pela vereadora Teca Nelma, a Câmara Municipal realizará uma audiência pública para debater a terceirização do SUS em Maceió. A audiência foi uma solicitação conjunta com os movimentos sociais, que ocorrerá na próxima sexta-feira (13), às 9h, na Câmara Municipal. “O executivo está entregando a saúde pública nas mãos dos empresários, terceirizando suas responsabilidades e o direito do povo a uma saúde digna. O que precisamos é fortalecer o SUS para que siga atendendo quem mais precisa”, disse Teca.

De acordo com a vereadora, a decisão torna-se ainda mais grave porque em nenhum momento a prefeitura buscou a opinião dos servidores, muito menos do povo. “Todos foram pegos de surpresa pela publicação em Diário Oficial. Nunca houve discussão com os servidores, conselhos de saúde, sindicatos e nem os usuários do próprio serviço”, completou.

A vereadora recebeu também em seu gabinete a professora e ex-reitora da Universidade Federal de Alagoas, Valéria Correia, junto dos integrantes do Fórum Alagoano em Defesa do SUS. Segundo eles, 53% das metas previstas no Plano Municipal de Saúde de Maceió 2018/2021 para estruturar a Atenção Básica de Maceió não foram cumpridas e, por isso, mais de 55% da população de Maceió não tem cobertura da atenção básica. Além disso, a cobertura populacional do Estratégia Saúde da Família em Maceió não chega a 27%.

“O SUS precisa é de atenção e mais investimentos. É muito importante que a população se faça presente na Audiência, porque não podemos jamais nos refutar a debater esse tema que impacta diretamente na vida de tantas pessoas”, concluiu Teca.

Jana Braga