Assembleia promove audiência pública sobre o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes
A Assembleia Legislativa realizou, nesta quarta-feira, 5, uma audiência pública com o tema “Cuidar, Proteger e Garantir: enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes”. A iniciativa foi da Procuradoria Especial da Mulher, que tem como presidente a deputada Fátima Canuto (MDB); da Frente Parlamentar Feminina; da Comissão da Criança, Adolescente e Direitos da Mulher, ambas da Casa de Tavares Bastos; da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), presidida pela deputada estadual Tia Ju (Republicanos/RJ) e da Frente Interestadual de Mobilização Nacional Pró-Criança e Adolescente (Fecriança), da Unale.
O encontro teve como objetivo promover o diálogo intersetorial e fortalecer a rede de proteção infantojuvenil em Alagoas, reunindo representantes de órgãos públicos, entidades e movimentos sociais comprometidos com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
A deputada Fátima Canuto classificou como de extrema importância o debate em torno do enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente. “Nós sabemos as diversas variedades que temos no nosso Brasil, mas é necessário que juntemos forças para que consigamos reduzir e combater a violência contra a criança e o adolescente. E o lugar de discussão é aqui no Parlamento”, avaliou a deputada Fátima Canuto, destacando que espera encerrar as discussões com políticas públicas que possam ajudar no enfrentamento e fortalecimento da rede de proteção infantojuvenil.
Entre as discussões na plenária do evento, um tema bastante abordado e preocupante: a violência sofrida pelos jovens e crianças no ambiente digital. “Esse é um tema super atual. Todos os dias ouvimos relatos e alertas dos especialistas nessa área, para que pais e responsáveis fiquem atentos e vigilantes com o uso da internet por seus filhos. Porque muitas vezes o perigo está dentro de casa, está dentro de um celular”, observou Fátima Canuto.
A presidente da Unale, deputada Tia Ju, informou que um dos instrumentos instalados pela entidade foi a Fecriança, uma Frente Parlamentar mista e ampla, com a participação de deputados e senadores e da sociedade civil. “Só dando as mãos vamos conseguir combater essa chaga tão cruel da nossa sociedade, que ainda persiste: a violência contra criança e adolescente”, destacou a parlamentar do Rio de Janeiro, acrescentando que a escolha de Alagoas para o debate foi a preocupação demonstrada pelos parlamentares alagoanos com essa problemática social, tendo em vista que o tema está constantemente em pauta no plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas. “Sabemos que o Nordeste possui um dado significativo de violência contra a criança e o adolescente. Quando fazemos ações como essa, fortalecemos aqueles que já vêm nessa luta”, contou Tia Ju. “Quando a Unale vem trazendo a Frente para cá, fortalece mais os parlamentares desse Estado, que vem sendo tão aguerridos e que agora sabem que não estão sozinhos nesse grito”, completou.
A audiência pública contou com a participação das deputadas Débora Menezes, coordenadora do Fecriança na Assembleia Legislativa do Amazonas; e Maisa Mitidiere, coordenadora do Fecriança do Parlamento estadual de Sergipe. Além delas, os deputados Cabo Bebeto (PL), Marcos Barbosa (Avante), Dudu Ronalsa (MDB) e as deputadas Gabi Gonçalves (PP), Rose Davino (PP) e Carla Dantas (MDB).
