Siga

Receba atualizações

Paralelo

Por Assessoria •

Arena do Empoderamento em Arapiraca: vice do TJAL critica cultura de violência

O Poder Judiciário de Alagoas realiza o evento “Arena do Empoderamento Feminino” em Arapiraca, nesta sexta-feira (18). Na solenidade de abertura, o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas Orlando Rocha, condenou a cultura de violência que entende vigorar no Brasil e ressaltou a necessidade de união das instituições contra a violência doméstica que atinge as mulheres.

“Infelizmente a violência é uma coisa naturalizada no Brasil, há uma verdadeira cultura da violência. Devemos aprender como se comportar diante dessa realidade que é terrível”, afirmou Orlando Rocha.

O desembargador citou também dados do Observatório da Mulher contra a Violência, do Senado Federal. Segundo a pesquisa do órgão realizada em 2021, 68% das brasileiras conhecem uma ou mais mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar, enquanto 27% declaram já ter sofrido algum tipo de agressão por um homem.

“Esses dados são importantes até para que nós possamos cada vez mais nos dedicar a esse trabalho. É um quadro que nos toca, que nos faz cada vez mais engajar nesse trabalho que é essencial”, comentou o vice-presidente.

A Arena do Empoderamento leva serviços de saúde e ações de conscientização contra a violência doméstica ao Arapiraca Shopping. O evento ocorre como parte das atividades do Agosto Lilás, com apoio da Presidência do Tribunal de Justiça e a parceria de outros órgãos.

A juíza Clarissa Mascarenhas, titular do Juizado da Mulher de Arapiraca, participa da ação. Ela salientou a importância da difusão de informações sobre a violência doméstica.

Jana Braga