Siga

Receba atualizações

Paralelo

Por Fabíola Aguiar / AL102

Abre alas que é a vez de Maceió desfilar!

Permita-me dividir com vocês a euforia que tenho presenciado nas ruas e nos encontros com amigos que amam carnaval.

De ver um personagem icônico de Maceió homenageado pela escola de Samba Beija-Flor, no carnaval deste ano, no Rio de Janeiro.

Ao meu ver, foi uma grata surpresa, já que está nos dando a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre Ras Gonguila, o rei dos carnavais do início do século 20 e que até hoje desperta a curiosidade de muita gente, inclusive, a minha, que não tinha idéia de quem era.


Na avenida Sapucaí:
O tema da Beija Flor “Um delírio de Carnaval da Maceió de Rás Gonguila” deve levar ao mundo a história do menino, engraxate e carnavalesco Benedito dos Santos que viveu e se eternizou como o rei dos carnavais.

Gonguila fundou o bloco “Cavaleiro dos Montes”, inspirado nos filmes de faroeste norte-americanos e no Alto do Farol, antigo Jacutinga, de onde o bloco iniciava seus desfiles. A sede era na Ponta Grossa, onde Gonguila também morava.

Para contar essa história, a arte, a cultura, a gastronomia e as belezas naturais da nossa capital estarão presentes nas alas e fantasias. Levando brilho, alegria e a visibilidade que, com certeza, vai mudar a cara de Maceió.

A expectativa é de que, depois desse carnaval, a capital seja visitada por outras milhares de pessoas que vão incluir, em seus destinos de férias ou passeios, a casa de Gonguila.

Todavia, muito se falou em gastos, despesas. Mas, sinceramente, acredito em algo bem diferente disso. Vejo, no futuro bem próximo, uma boa colheita desse investimento.

Resultando em mais empregos, renda e movimentação para economia local. Uma vez que, mostrar Maceió como enredo de uma das escolas de samba mais queridas e premiadas do Brasil, pode, sim!, atrair olhares não só de visitantes, mas também de investidores e de empresas de vários segmentos.

Que venha o título para a Beija Flor! E Rás Gonguila nos dê sorte e uma maré economicamente positiva para nossa amada Maceió.

Jana Braga