Siga

Receba atualizações

Jana Braga

Por Jana Braga

Rui vai tentar convencer Lessa a ser o candidato do grupo

Desde 2016, quando foi apoiar a reeleição do prefeito Rui Palmeira, que o deputado Ronaldo Lessa é assunto no sentido da composição política. Depois de passar um tempo na base de apoio da Prefeitura de Maceió, retornou para o Governo de Renan Filho. E novamente, é esperado no grupo de Rui.

A bem da verdade, ficou evidente em entrevistas que deu, e apurações internas, que Lessa retornou para o time de Renan por dois motivos: Necessidade política e pressão familiar. Mas manteve o bom diálogo com a oposição, assim como tem uma boa relação com o Palácio República dos Palmares, com algumas reclamações. Talvez, também pelo fato de não ter seguido o que parecia ser a vontade pessoal.

Diante do cenário nacional, com a pré-candidatura de Ciro Gomes pelo PDT, partido que Ronaldo preside em Alagoas, há uma grande expectativa de que o deputado seja convencido a entrar na disputa local pelo Governo. O senador Benedito de Lira também aposta na ideia e trabalha nos bastidores para tê-lo como companheiro de chapa.

Mas é Rui Palmeira que detém da confiança e estima pessoal de Lessa, embora nada tenha contra Biu, natural uma maior afinidade com o prefeito de Maceió.

E será justamente Rui Palmeira que tentará convencer Ronaldo Lessa a ser o candidato a governador do grupo. Com uma pesquisa feita recentemente que mostrará em números o tamanho da missão. Também deve apresentar um pacote de apoio político e financeiro, o que já foi feito pelo prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo. Obviamente, tudo alinhado com o deputado federal Arthur Lira, que pode-se dizer, tem uma visão mais estratégica entre todos que fazem a oposição em Alagoas.

Até o momento, internamente, Lessa diz aos aliados que não topa ser candidato a governador. Mas espera total apoio para a reeleição como deputado federal, e reconhecimento pelo que considera feitos do tempo em que foi governador de Alagoas por dois mandatos, de 1999 a 2006.

A maioria dos correligionários de Lessa têm resistência à ideia de vê-lo novamente numa eleição para governador por temerem dificuldades de campanha e uma eventual derrota nas urnas. Mas estão dispostos a marcharem com ele em qualquer situação.

A partir da próxima semana, teremos maior clareza do rumo político eleitoral de Ronaldo Lessa.

Que não deve prolongar muito isso, sob pena de ser mal interpretado.

Paralelo