Siga

Receba atualizações

Jana Braga

Por Jana Braga

Rodrigo Cunha quer aliança com Biu pra ter mais tempo de TV

A pré-candidatura de Rodrigo Cunha ao Senado pelo PSDB mostra que o deputado escolheu o caminho do tudo ou nada. Pouco conhecido, principalmente no interior do Estado, com apenas um mandato na Assembleia Legislativa, depende de exposição na televisão durante a propaganda gratuita para crescer junto ao eleitorado.

Sabe-se que o senador Benedito de Lira não contava com a candidatura de Cunha como concorrente, assim como o deputado Arthur Lira. E ambos, até hoje ainda não digeriram a ideia.

Embora, Rodrigo dê sinais de que fará uma campanha isolada, a aliança na coligação junto com o PP mostra que age de maneira pragmática como os demais políticos experientes para obter tempo de televisão. Pois, ao não se mostrar contrário a formalizar aliança com os Lira entende a necessidade eleitoral com os mesmos olhos do pragmatismo.

Por incrível que pareça, Biu e Arthur é que tem procurado caminhos para evitar a composição. Até pelo fato de que Rodrigo pretende usar o tempo do PP, mas quer distância física deles na eleição. O normal seria Cunha rejeitar a aliança por inteiro, e não apenas para a plateia. Afinal, a coligação se fechada irá existir e provavelmente será questionada por mais que evite mostrar que compõe na mesma chapa com Biu.

Por outro lado, a candidatura de Rodrigo Cunha pode atrapalhar os proporcionais do PSDB, caso o PP não coligue. Nomes como Val Gaia, Cibele Moura, Dudu Ronalsa e o próprio Pedro Vilela dependem do entendimento entre os partidos para prosseguirem em um cenário que garanta quociente eleitoral para o objetivo final de serem eleitos.

Diante da situação, é provável que o PP não qu.eira ser apenas usado como somatório do tempo do TV.

No estágio atual, podemos concluir que Rodrigo Cunha quer aliança formal com o PP, que não quer com ele.

Paralelo