Siga

Receba atualizações

Jana Braga

Por Jana Braga

Renan x Deltan: senador vence procurador no CNMP por interferência na eleição interna do Congresso

A representação do senador Renan Calheiros, no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), contra o procurador da República Deltan Dallagnol resultou, por 9 votos a 1, em uma sanção de censura que vai constar no histórico funcional para a progressão na carreira. Ambos, usaram seus perfis no Twitter para comentar a decisão do Conselho.

Os objetos da denúncia foram as postagens nas redes sociais, do membro do Ministério Público Federal, quando da eleição interna da Mesa Diretora do Senado. Todos lembram que Renan teve que desistir da candidatura em meio ao impasse na votação da casa, em janeiro de 2019.

Em entrevista à CNN Brasil, Renan considerou que teve a imagem política criminalizada e lembrou que 2/3 das investigações, em que foi citado, já foram arquivadas pelo Supremo Tribunal Federal.

Alguns analistas políticos nacionais apontaram que Deltan Dallagnol poderia ter sido punido com o afastamento da coordenação da força tarefa da Operação Lava Jato, de Curitiba, mas antes da apreciação do CNMP, o procurador deixou o posto alegando problemas pessoais. Porém, também há opiniões em defesa da atuação de Deltan Dallagnol e apoio popular.

Sobre a próxima eleição interna do parlamento, o senador Renan Calheiros, que já presidiu o Congresso Nacional por quatro vezes, antecipou que não será candidato.

Outro que figura na lista do senador é o ex-ministro Sérgio Moro.

Renan pode ter recebido muitas acusações.

Menos a de temer o enfrentamento.

Paralelo