Siga

Receba atualizações

Jana Braga

Por Jana Braga

Quando a Feira dos Municípios nos faz pensar sobre o sistema eleitoral vigente

A Feira dos Municípios, evento que retorna ao calendário alagoano, entre 22 a 25 de janeiro, é uma iniciativa valiosa em significado para o municipalismo. Além de agregar valor e movimentar a cena municipalista com cultura, arte, turismo, negócios e debates, incentiva o empreendedorismo e promove potencialidades e integração.

O carimbo da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), instituição que se firmou pela atuação técnica e política na representação desses entes, com menção à equipe, confere credibilidade à iniciativa. Ao mesmo tempo, reforça a fama de competente, não infundada, do presidente Marcelo Beltrão, prefeito de Coruripe.

Por outro lado, em um ano de eleições em que tanto antecipado se comenta (na bolha política) sobre candidaturas é de se questionar sobre o sistema eleitoral, não de maneira rasa como a confiabilidade das urnas eletrônicas, mas a engrenagem posta e a deturpação das regras, que permitem, por exemplo, o controle partidário. E dessa forma, barreiras que dificultam a passagem para quadros qualificados.

Não deixe de visitar a Feira dos Municípios Alagoanos.

https://feiradosmunicipios.ama-al.com.br/

Paralelo