Siga

Receba atualizações

Jana Braga

Por Jana Braga

Governadores “de paraíba” reagem à fala de Bolsonaro contra o Nordeste

A coleção de declarações infelizes e desconectadas com a realidade do presidente da República só aumentam. No mesmo dia em que negou que exista fome no Brasil, Jair Bolsonaro deixou escapar - em frente às câmeras que aguardavam o início de uma coletiva de imprensa - o desrespeito e o desprezo pelo Nordeste e pelos nordestinos.

Em resposta às palavras do presidente “desses governadores de paraíba, o pior é o do Maranhão. Não tem que ter nada com esse cara”, os governadores do Nordeste divulgaram uma carta conjunta.

O termo “paraíba” não é uma referência ao estado nordestino. É uma expressão pejorativa e preconceituosa sobre uma pessoa de origem nordestina.

O governador de Alagoas, Renan Filho, está em missão oficial na China, mas compartilhou a carta pelas redes sociais.

Leia na íntegra:

Carta dos Governadores do Nordeste

19 de Julho de 2019

Nós governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população.

Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional. Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia.

Paralelo