Siga

Receba atualizações

Jana Braga

Por Jana Braga

Fernando Collor não será candidato à presidência

A comissão executiva nacional do Partido Trabalhista Cristão (PTC), decidiu não lançar candidatura própria para presidente da República. O nome antes colocado era o do senador Fernando Collor, que chegou a anunciar publicamente a intenção em disputar o cargo.

A possibilidade era tida por correligionários como uma oportunidade do ex-presidente buscar uma reparação do mandato que exerceu pela metade, após sofrer um processo de impeachment, na década de 90.

Atualmente, como senador por Alagoas, Collor não precisa disputar reeleição, por estar ainda no 4º ano de um mandato de 8 anos conquistado com o voto popular em 2014.

O PTC precisa atingir o mínimo de votos nacionalmente para se manter na divisão dos recursos do fundo partidário e do tempo de propaganda gratuita em rádio e televisão.

Pela regra atual, é necessário alcançar ao menos 1,5% dos votos válidos nas eleições de 2018 para a Câmara Federal, distribuídos em pelo menos nove unidades da federação, com um mínimo de 1% dos votos válidos em cada uma delas. Ou eleger o mínimo de nove deputados federais, distribuídos em pelo menos nove unidades da federação.

Fernando James, filho de Fernando Collor, é apontado como o projeto local para contribuir com o partido.

Paralelo