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Jana Braga

Por Jana Braga

Especialização em marketing político e eleitoral reforça mercado interno

A terceirização de profissionais de fora de Alagoas nas campanhas políticas é uma realidade que afeta o pequeno e temporal mercado interno das eleições.

Para o crescimento desse setor que tem sua importância na profissionalização do processo democrático - quando utilizado para esse fim - a abertura de vagas de especialização com temáticas como metodologia da pesquisa, gestão de crises, legislação, planejamento estratégico, media training, entre outras, pode ser uma alternativa para disputar espaço.

O professor e coordenador do curso, Alberto Mafra Neto, pontua: " Diante das mudanças no cenário democrático do país e a constante alternância na forma de fazer uma campanha política é uma necessidade contribuir com o aperfeiçoamento dos profissionais que trabalham em eleições.”

Por aqui, os custos de campanha caíram comparados a anos anteriores. O gerencial e o operacional até que podem receber soluções caseiras desde que haja direcionamento. Mas o setor de mídia em geral não pode (até pode, mas não deve) se aventurar no amadorismo, principalmente nas campanhas majoritárias, visto que as proporcionais ainda são feitas com forte presença da compra de voto, seja direta ou indireta, menosprezando outras ferramentas.

Em 2020, teremos no mínimo 202 campanhas no estado, considerando haver pelo menos duas vias eleitorais em cada município. Algumas com aspectos próprios do interior alagoano e apenas a capital com propaganda eleitoral em rádio e televisão.

Embora, haja outras considerações.

Vale a sugestão.

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