Siga

Receba atualizações

Jana Braga

Por Jana Braga

Entre os 100 mais influentes do Brasil, Marina Candia em três pontos

Ao aparecer no diagnóstico MonitoraBR, divulgado pela coluna Lauro Jardim, no O Globo, que aferiu a influência digital dos 100 maiores nomes da política brasileira no Instagram, a primeira-dama de Maceió, Marina Candia, foi o destaque ainda que tenham aparecido os locais, deputado Leonam Pinheiro e o prefeito JHC, no mesmo levantamento.

1- Marina não tem mandato eletivo e nunca concorreu eleitoralmente. Desse modo, não disputa espaço direto nem dispõe das mesmas ferramentas políticas considerando a visibilidade, inclusive, nacional, de outros listados.

2 - É a primeira primeira-dama, se compreensível o trocadilho anterior, com evidência real na população, da era analógica e digital, dos últimos tempos, ao ponto de ser eleitoralmente viável, provavelmente com uma margem orgânica de votos. Dessa maneira, é considerada um novo produto eleitoral que pode ser testado nas urnas. Mas nesse caso, não deve abrir mão de outros elementos legais que se somam ao voto espontâneo.

3 - Se candidata e se proporcional, não deve, em hipótese alguma, deixar de contar com uma chapa previamente montada que seja matematicamente competitiva, pois não faz sentido político, principalmente quando se dispõe das condições para fazer, a dependência de uma votação colossal, vide João Antônio Caldas. Se majoritária, exceto como vice-governadora ou suplente de senador(a), também, é mais do que importante que a campanha (sustentação) aconteça antes de acontecer.

Paralelo