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Jana Braga

Por Jana Braga

Em Maceió, candidatos a prefeito investem no marketing político para se eleger

Passada a primeira semana de campanha, após a liberação da propaganda eleitoral, três dos candidatos a prefeito de Maceió iniciaram a caminhada demonstrando que o marketing político profissional ainda é um dos principais investimentos para quem deseja se eleger.

Mas nem todos os candidatos contam com condições estruturais - alguns nem terão direito à propaganda gratuita em rádio em televisão pela regra da cláusula de barreira - para contratar profissionais "importados" de outros estados e destacados nos mercados das campanhas eleitorais, da propaganda e da comunicação institucional, que encaram uma realidade diferente do patamar anterior, mas ainda são considerados caros e fundamentais.

O candidato Davi Filho se apresenta com o slogan "A Força da Gente", assinado pelo publicitário Fabiano Ribeiro, Diretor Executivo de Criação de agência de publicidade de grande porte que atua nos estados da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e no Distrito Federal. Inicialmente, a campanha inovou, em meio à pandemia, com mensagens para os eleitores nas máscaras de proteção usadas por Davi Filho contra o Covid-19.

No caso do candidato Alfredo Gaspar, ele conta com o publicitário Adriano Gehres, que mantém o posto em Alagoas desde as últimas três campanhas eleitorais do MDB, a partir de 2014. Sendo o responsável por conduzir - no seu campo de atuação - duas candidaturas majoritárias, ao mesmo tempo, em 2018. E com experiência de ter integrado a equipe de grandes nomes do marketing político nacional como Duda Mendonça e João Santana durante campanhas presidenciais. Com o slogan "Prefeito Pulso Firme", Adriano revela bem como pretende apresentar o candidato Alfredo Gaspar para os eleitores.

E o candidato JHC contratou o profissional Chico Mendez como consultor em estratégia, que é graduado em Comunicação e mestre em Ciência Política pela Georgetown University. Ele também atuou em campanhas estaduais, nacionais e até internacionais, como a de Henrique Capriles na Venezuela, derrotado por Nicolas Maduro. A marca da campanha de JHC, apresentada nesta largada eleitoral, tem como foco a palavra "Verdade".

Geralmente, no circuito das grandes campanhas as escolhas das peças, das palavras-chaves, dos jingles e de outros conteúdos de materiais são colhidas nas pesquisas qualitativas. Os três profissionais em questão têm em comum o know-how para alcançar o convencimento do eleitor para os seus respectivos produtos. Levando em consideração que não há confirmação da presença integral - e sim de uma participação - do marqueteiro Chico Mendes em Maceió.

A propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão começa no dia 09 de outubro e vai até o dia 12 de novembro referente ao 1º turno das eleições municipais. Diariamente, são 10 minutos em três horários diferentes de exibição (7h às 7h10; 12h às 12h10; e 20h30 às 20h40). E outros 70 minutos diários em inserções de 30 e 60 segundos, observada a proporcionalidade dos partidos e ou coligações.

Para quem estiver disposto a acompanhar.

Vale a pena.

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